Atualmente, o mundo empresarial está a enfrentar uma nova realidade, uma vez que a pandemia da Covid-19 veio obrigar as empresas e trabalhadores a adaptarem-se ao teletrabalho – pelo menos aquelas que conseguem exercer a sua atividade desta forma.

Contudo, os processos de recrutamento não pararam por completo, ou seja, algumas empresas continuam a recrutar, mas desta vez em regime de teletrabalho. Nestes casos, o processo de recrutamento será totalmente online, incluindo a sua entrevista de emprego, que será realizada através de videochamada (Skype, por exemplo).

Se nunca participou numa entrevista de emprego deste género, ou se acredita que não teve um bom desempenho na última em que participou, conheça estas dicas que o vão ajudar a ser bem-sucedido na sua próxima entrevista por Skype:

1. Crie uma conta de Skype só para entrevistas de emprego

Ou pelo menos certifique-se que utiliza um nickname profissional; um bom exemplo seria a combinação do seu primeiro e último nome. Aproveite e coloque/mude a fotografia do seu perfil com a que está no seu currículo ou semelhante.

2. Pratique a sua entrevista

Peça ajuda a um amigo ou familiar para praticar algumas das questões mais comuns em entrevistas de emprego. Ao fazer isto, está a confirmar que os seus altifalantes e conexão de internet estão a funcionar perfeitamente e assim poderá evitar problemas técnicos durante a entrevista de emprego.

3. Tenha atenção ao que está ao seu redor

Certifique-se que o espaço onde pretende estar para realizar a entrevista está bem iluminado, limpo e organizado. Também deve evitar qualquer tipo de ruído, principalmente se estiver com pessoas em casa – informe-os sobre a entrevista e peça para que não façam muito barulho durante esse período de tempo.

4. Vista-se para a ocasião

Não interessa se está em casa, nestas ocasiões deve estar sempre vestido de forma apropriada para deixar uma boa primeira impressão. A regra que deve sempre seguir é: vista-se como se fosse para uma entrevista cara-a-cara…e isso inclui calças também. Tenha em consideração que padrões como riscas e xadrez podem aparecer distorcidas na câmara.

5. Esteja preparado a horas

Assegure-se que tem a versão mais recente do Skype e que está online antes da hora da entrevista, para poder aceitar o pedido de contacto do recrutador e começar a entrevista à hora estipulada.

6. Tenha em atenção a sua postura

A linguagem corporal é tão importante através do Skype como numa entrevista cara-a-cara. Evite olhar para si próprio durante a entrevista. Comporte-se como se realmente estivesse frente-a-frente com o recrutador e mantenha o seu foco nas questões do recrutador. Não se deixe distrair pela sua própria imagem.

 

Fonte: Europe Language Jobs