A próxima edição do Job Summit está a chegar, e para poderes aproveitar ao máximo este evento é necessário estares 100% preparado.

O Job Summit Universitário pretende proporcionar – juntamente com as empresas participantes – oportunidades profissionais únicas a estudantes universitários e recém-formados, que tenham terminado os estudos há menos de 3 anos.

E apenas os candidatos  que iniciarem sessão na feira verdadeiramente preparados encontrarão estas oportunidades rapidamente. Deste modo, e para garantir que consegues aproveitar todos os benefícios que este evento te pode proporcionar, fica a conhecer estes cinco aspetos com que te deves comprometer antes de participar na nova edição do Job Summit.

1. Pesquisa as empresas antes de iniciares sessão

Podem existir diversas empresas com quem podes interagir, mas isso não significa que tens tempo para abordar todas. Realiza uma pesquisa atempadamente para determinares que empresas deves priorizar.

Assim que tiveres consciência das empresas que são do teu agrado, podes começar a personalizar a tua estratégia e adaptá-la à cultura e valores de cada organização.

2. Aborda as empresas mesmo que não tenham vagas para o que pretendes

Feiras de emprego – virtuais ou presenciais – não se resumem apenas à submissão de candidaturas. Um dos seus objetivos também dever ser iniciar uma conversa com os contactos certos.

Se uma empresa do teu interesse está presente na feira virtual, mas não está a recrutar para a tua área, não significa que não possas iniciar uma conversa. Nunca se sabe que oportunidades podem surgir.

A chave é interagir durante a conversa. Coloca questões perspicazes! Sê aquele candidato que o recrutador vai relembrar ao fim do dia e utiliza esta conversa para possíveis oportunidades futuras.

3. Prepara um discurso

Antes de come̤ares a escrever, este discurso deve ser breve Рapenas uma forma de te apresentares. Algo que demonstra as tuas compet̻ncias, experi̻ncia e objetivos. O objetivo-chave ̩ apresentares-te como o candidato ideal e um bom investimento para a empresa.

Dica: não te esqueças que isto é apenas um breve discurso, não um testamento.

4. Veste-te a rigor

Uma feira virtual de emprego não significa que não tens de estar apresentável. Não é preciso excederes-te, mas prepara um vestuário adequado à situação, uma vez que – apesar de não ser garantido – poderás vir a interagir com as empresas através de entrevistas em vídeo.

Além disso, estares vestido a rigor vai aumentar a tua confiança, de modo a dares o teu melhor neste evento.

5. Não te esqueças de enviar o follow-up

Assim como numa entrevista de emprego, deves planear o envio de um email de agradecimento para as empresas com quem interagiste. Isto é uma boa forma de te manteres fresco na mente do recrutador e de mostrar novamente que possuis as capacidades que a empresa procura.

Apenas certifica-te de tirar notas durante a conversa e de guardar/pedir as informações de contacto de cada recrutador.

 

Fonte: Work It Daily

 

Aproveita esta oportunidade e regista-te na 1ª Edição Universitária do Job Summit!