Há três qualidades que os líderes digitais têm em comum que ajudam as empresas a estarem prontas para acompanhar a transformação digital.

Um estudo da Boston Consulting Group (BCG) com o Google analisou profundamente os líderes digitais e identificou três fatores fundamentais que têm em comum.

O objetivo foi entender de forma mais ampla, ou seja, para além do universo do marketing, por que algumas empresas conseguem gerar valores expressivos com as soluções digitais e outras não.

Então, em duas mil empresas globais foram analisados fatores como a qualificação e a maturidade digital.

Com isto, o estudo concluiu que o valor arrecadado com as soluções digitais está intrinsecamente ligado à habilidade de escalar essas respostas com rapidez.

Assim, as empresas que são capazes de fazer isso mais rápido que o restante do mercado têm uma vantagem considerável.

Além disso, o estudo mostrou que aproximadamente 30% das empresas que geram valor expressivo com o digital são aquelas que atingem um crescimento de receita três vezes maior e ainda conseguem reduzir os custos.

Então, saiba agora as três qualidades que os líderes digitais têm em comum para atingir o sucesso:

1. Alinhamento C-level

Para as empresas serem bem-sucedidas a transformação digital não pode ser apenas uma missão de um executivo.

Ou seja, todos os cargos altos devem estar alinhados numa estratégias em comum.

Assim, os executivos precisam de trabalhar juntos para estimular toda a organização em torno dessa visão.

De acordo com o estudo da BCG, 72% dos líderes digitais afirmam que uma colaboração consistente dos executivos seniores é essencial e 82% dizem que o alto escalão está alinhado quando se trata de visão digital, investimento e outros recursos que levam os planos adiante.

Então, para serem bem-sucedidos, os líderes precisam adotar modos de trabalho mais ágeis.

Isto é, não podem trabalhar isolados se planeiam dividir estratégias e metas com as unidades locais do negócio.

2. Criar recursos

O segundo investimento dos líderes digitais deve ser em tudo o que ajudar os negócios a terem lucro com o digital.

Mais de 90% dos líderes conseguiram criar soluções digitais para seus tech stacks usando APIs e micro-serviços.

Além disso, os líderes digitais também se focam na criação de ambientes de trabalho ágeis, movidos pela produtividade e analisam a inteligência artificial. Isto atrai funcionários de alto desempenho.

Ao adotar uma força de trabalho competente e também um ambiente de trabalho mais inclusivo e diverso, os líderes digitais conseguem construir modelos de negócio mais resilientes.

3. Mentalidade always-on

Os líderes digitais preferem conduzir um processo de adaptação da mentalidade always-on, do que leva a transformação digital como um projeto único.

É necessária uma redefinição cultural para que as pessoas se sintam confortáveis com as mudanças constantes.

Uma mentalidade always-on aumenta a habilidade das empresas de re-imaginar a experiência do consumidor.

 

Então, está claro que a transformação digital traz um grande valor para os líderes capazes de se adaptar a ela.

Todas as empresas podem alcançar um valor semelhante se estiverem comprometidas com a mudança.

Fonte: Think with Google