3 razões não arranjar emprego

O que é pior do que uma rejeição? Várias rejeições.

Dizerem-lhe repetidamente que você não é a pessoa certa ou que não é suficientemente boa para determinado trabalho, é doloroso. Então, está na altura de perceber onde está o seu problema, afinal.

Aqui estão três pontos onde pode estar a falhar:

  1. Se não consegue passar a fase da entrevista:

Esta pode ser uma situação incrivelmente desmoralizante.

Normalmente, quando chega a esta fase do processo, está a competir apenas com uma ou duas pessoas. Além disso, já foi estabelecido pelo recrutador que tem a experiência ou qualificações necessárias para a função.

Portanto, o que falta é perceber a função, a empresa, e a equipa.

Provavelmente está a falhar nesta parte.

É necessário que faça uma pesquisa acerca da empresa. Leia com atenção tudo o que encontrar, faça perguntas sobre a função, e faça um esforço para interagir com a equipa que poderá vira a trabalhar consigo e mostre como pode facilmente vir a integrá-la.

Não se esqueça de que tudo isto é importante e que deve mostrar o que sabe durante a entrevista.

Aqui está uma lista de 8 Ps para uma Entrevista de Emprego perfeita.

  1. Se recebe telefonemas mas não passa à próxima fase:

Apesar de, pelos vistos, ter um bom currículo e receber vários telefonemas para entrevistas, não consegue passar daí. Fazem-lhe algumas perguntas e a conversa fica por aí. O que se passa?

As suas qualificações e experiências são, obviamente, atraentes e relevantes para chamar a atenção do recrutador. Então, provavelmente não está a transmitir bem as suas ideias.

Uma forma de resolver a situação é através da prática. Responda a perguntas possíveis de entrevistas em voz alta com um amigo.

Faça também este teste sobre questões em entrevistas de emprego para ver se está preparado.

 

  1. Se nem sequer recebe chamadas telefónicas:

Supondo que está a responder a ofertas de emprego para as quais se encontra qualificado, e mesmo assim não recebe qualquer retorno através de um telefonema, alguma coisa está mal.

O primeiro passo é verificar os seus documentos. Adeque sempre o seu currículo e carta de apresentação para a função a que se está a candidatar.

Se já o faz e mesmo assim o problema persiste, provavelmente não está a fazer networking.

As pessoas afastam-se do networking por muitas razões diferentes. É desconfortável.

Mas, agora, vai mesmo ter que se concentrar nisso. Informe a sua rede de contactos de que está à procura de emprego.

Se ainda não está convencido acerca desta etapa, saiba afinal, qual é a importância do networking na procura de emprego.

 

É preciso perseverança para chegar onde pretende. A chave é estar constantemente focado na sua procura de emprego e ir reavaliando como pode enfrentar melhor os problemas que lhe aparecem.

Siga também estes conselhos de Steve Errey para não desmoralizar.