entrevista

Enviou o seu currículo e agora foi chamado para uma entrevista. Preparou-se durante dias ou semanas e está pronto para impressionar o recrutador. Então certifique-se que não se esquece de fazer estas quatro coisas antes do dia “D”.

Pesquisar a empresa, função e entrevistador

Antes de entrar para a entrevista, conheça a missão da empresa, quais são os maiores concorrentes, a sua estrutura organizacional e os maiores desafios que a empresa enfrenta.

Para além disso, ao ser chamado para uma entrevista não tenha receio de perguntar quem será o entrevistador, para que possa pesquisar o seu perfil e depois colocar perguntas pertinentes.

Se souber quem é a pessoa responsável pela entrevista, prepare pelo menos três questões para lhe colocar. Por exemplo, pergunte pelo crescimento potencial, o que gosta mais na empresa e há quanto tempo está na empresa. Ao fazer este tipo de perguntas só mostra o interesse que tem pela empresa e pelos colaboradores.

Avaliar as suas competências

Antes de mais, conheça as competências e as responsabilidades exigidas para a função. Depois, avalie os seus pontos fortes e as suas competências e destaque-as no currículo em conformidade com a posição. De seguida, escreva-as num bloco de notas e memorize-as para que durante a entrevista possa enfatizá-las.

Uma vez que nem não pode antecipar cada pergunta, existem formas de se preparar para as mais comuns. Pense, por exemplo, sobre a experiência relevante que possui e combine-a com a experiência solicitada na oferta. Faça uma lista das competências e certifique-se que tem um exemplo para cada uma delas.

Preparar o portefólio e outros materiais

Prepare o seu portefólio com antecedência. Verifique se tem pelo menos três cópias do seu currículo, de preferência num papel de qualidade, assim como certificados/ licenças, cartas de recomendação e a lista de referências. E não se esqueça de um caderno e uma caneta para tirar notas durante a entrevista.

Ter a roupa escolhida

O que leva vestido para uma entrevista é tão importante quanto a sua postura durante a mesma. Pode vestir-se de forma mais profissional e conservadora, com um fato de cor escura, cabelos e unhas impecáveis. Recorde-se, a primeira impressão causada ao entrevistador será nos primeiros 60 segundos.

Se seguir estas sugestões, vai estar preparado para mostrar as suas competências ao entrevistador e brilhar!

 

Fonte: Work It Daily