4 dicas para o seu Currículo brilhar

Existem algumas formas simples que o podem ajudar a aumentar as hipóteses de ser selecionado. Sem serem necessárias grandes acrobacias, existem certas técnicas que pode utilizar para o seu currículo se destacar dos restantes:

1. Destaque as suas competências e a sua personalidade

Actualmente, muitos dos recrutadores deixaram de estar focados somente nas competências dos candidatos e alargaram a análise das candidaturas também à personalidade. Numa fase em que cada vez mais as empresas reforçam o seu Employer Branding, é importante que a personalidade dos candidatos se adeque à cultura empresarial.

É também importante que os candidatos especifiquem as suas competências e tarefas que desempenharam, ao invés de utilizarem frases vagas tais como “trabalhei de perto com…”.

Ao identificar algumas competências-chave, aumentam as probabilidades de acertar naquilo que a empresa procura e demonstra o seu valor enquanto profissional.

2. Utilize hiperligações

Quando envia o currículo por correio electrónico, pode utilizar hiperligações para destacar empresas em que já tenha trabalhado. Assim, o seu currículo fica mais transparente, fácil de pesquisar, moderno e diferente.

Para além disso, utilizar hiperligações também torna o aspecto do seu currículo mais interessante e esteticamente mais agradável.

Pode também ser uma boa ideia direcionar para recomendações online, portfólio ou publicações que tenha escrito.

3. Aperfeiçoe a apresentação

Caso também entregue currículos pessoal é importante ajustar a apresentação do material que utiliza para se candidatar. Pode, por exemplo, utilizar um envelope branco e grande, para não ter que dobrar os papéis.

O currículo deverá ficar atrás e a carta de apresentação por cima, seguida de algumas cartas de recomendação. Deste modo, quando o recrutador abrir o envelope primeiro vê a sua carta de apresentação – para o conhecer melhor – e só no fim vê o seu CV.

4. Inclua referências

Utilize referências e deixe que estas o ajudem a contar a sua história. Estabeleça contacto com pessoas com quem tenha trabalhado anteriormente e peça-lhes para falar sobre as suas competências e sobre aquilo que faz bem.

Esta é a melhor forma de adicionar credibilidade ao seu currículo e pode ajudá-lo a escrever a sua carta de apresentação e a ter argumentos para a entrevista.

Fonte: Monster