Plano semanal para encontrar emprego

Procurar emprego pode ser desanimador, especialmente se nenhuma das candidaturas que enviou tiver resultados e muita gente pode sentir-se desmotivada para continuar. No entanto, em vez de ficar hesitante se deve continuar a procurar ou se deve desistir, opte por dar pequenos passos de cada vez para alcançar aquilo que pretende.

Dar pequenos passos de cada vez pode levá-lo a conseguir grandes mudanças. Desta forma, para o ajudar a recuperar a confiança em si e a encontrar um novo desafio, apresentamos-lhe um plano semanal com algumas sugestões diárias, sugeridas pelo Personal Branding Blog:

Segunda-feira – Pesquisa

Da mesma forma que os recrutadores analisam o seu currículo antes de uma entrevista, é expectável que também pesquise informação sobre as empresas a que se pretende candidatar.

Para cada empresa, identifique a missão, visão e valores e saiba que de forma a sua função pode contribuir para os objectivos dos recrutadores. Descubra também o que distingue a empresa da concorrência e os seus pontos fortes e pontos fracos.

Terça-feira – Currículo

Algumas coisas no seu currículo mantêm-se independentemente da posição a que se está a candidatar: educação, experiência profissional recente e contactos, por exemplos.

No entanto, cerca de 60% das empresas têm preferência por currículos personalizados à vaga que abriram e é então importante que personalize o seu currículo a cada candidatura.

Como? Adaptando e destacando certas competências e características pessoais que coincidem com o anúncio. Aproveite o seu dia ao máximo e personalize o seu CV de acordo com as empresas a que se pretende candidatar.

Quarta-feira – Antigos Contactos

Quando se candidata a uma empresa, não consegue adivinhar se os recrutadores irão pedir referências profissionais ou não. O melhor é jogar pelo seguro e retomar o contacto com antigos colegas, professores, chefes, etc. que possam atestar as suas competências e habilitações – qualquer pessoa que possa acrescentar informação de valor à sua candidatura.

Tire algum tempo para falar com estas pessoas e informe-os que está a procura de um novo desafio e pergunte se não há problema em utilizá-los como referências.

Quinta-feira – Networking

Não fique dependente apenas de portais de emprego e de redes sociais – apesar da sua utilidade – para encontrar todas a oportunidades de emprego na sua área. Por vezes, outra solução para encontrar novas ofertas é em eventos de Networking.

Utilize a sua quinta-feira para pesquisar eventos de Networking no seu sector que se realizem no mês seguinte. Esta tarefa tirar-lhe-á cerca de 15 minutos mas será muito útil para estabelecer novos contactos profissionais, conhecer novas oportunidades e desenvolver competência de comunicação.

Sexta-feira – Presença Online

É importante rever os conteúdos e as publicações que tem nos seus perfis das Redes Sociais. Cerca de 80% dos recrutadores pesquisam os candidatos online e cerca de 40% afirma que encontrou informação que os afastou do processo.

De acordo com um estudo recente, existem certos conteúdos que prejudicam os candidatos:

  • Fotografias inapropriadas;
  • Informação sobre uso de álcool ou drogas;
  • Partilha de conteúdo negativo sobre antigos empregadores;
  • Fracas competências de comunicação;
  • Conteúdos discriminatórios.

Sábado – Compras

Utilize o fim-de-semana para “descansar” um pouco da sua procura de emprego, e aproveite o dia para fazer algumas compras.
Contudo, tenha em consideração que o objectivo é que faça compras que o possam ajudar a aumentar as probabilidades de ser contratado – roupa e acessórios para eventos de Networking e entrevistas de emprego.

Invista em alguma peças de roupa que sejam apropriadas para as funções que pretende desempenhar. Tenha também em consideração que a forma como se apresenta nas entrevistas deverá ser ligeiramente melhor do que a sua roupa do dia-a-dia.

Domingo – Objectivos

Aproveite o domingo para planear a semana seguinte. Defina os seus objectivos profissionais para os próximos dias. Mantenha-se focado em dar pequenos passos de cada vez e aproveite todos os dias para fazer algo novo.

Crie uma lista de “coisas a fazer” e mantenha-se motivado e mentalmente preparado para cumprir os seus objectivos durante a semana.