4 dicas para recrutar o melhor talento

Encontrar os melhores candidatos não deveria ser complicado. No entanto, apesar de existirem milhares de pessoas à procura de uma nova oportunidade, encontrar o candidato certo para a sua empresa pode não ser tão fácil como parece – e pode ser ainda mais complicado mantê-los satisfeitos na empresa.

Felizmente, surgiram novas tecnologias e novas técnicas de recrutamento que o podem ajudar a encontrar o melhor talento e a mantê-lo na empresa. Com a ajuda do Careerealism apresentamos-lhe 5 dicas para o ajudar a encontrar os melhores candidatos:

1. Utilize software para gerir as candidaturas

Gerir as candidatuas pode ser exaustivo. Contudo, actualmente existe tecnologia que o pode ajudar a manter-se organizado e a poupar tempo nos processos de recrutamento. No Alerta Emprego existe um novo Gestor de Candidatos que permite filtrar, ordenar, organizar e exportar candidatos de forma rápida e enviar uma mensagem a todos com apenas um clique.

Desta forma, para além de poupar tempo também consegue gerir todo o processo de forma mais eficiente.

2. Utilize testemunhos de colaboradores satisfeitos

Para comunicar a sua empresa de forma eficaz junto dos melhores profissionais é importante saber o que está a “vender”. Em que aspectos é que os funcionários da sua empresa estão satisfeitos? O que é que os motiva na empresa? Reúna testemunhos dos seus funcionários e utilize-os nas ofertas de emprego da organização.

Para além de demonstrar aos potenciais candidatos as vantagens de trabalhar na sua empresa, é também uma ótima forma de perceber como se sentem os seus funcionários.

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3. Facilite o processo de candidatura

Se pretende simplificar o processo de candidatura, deve facilitar a forma como os candidatos o podem contactar. Apresente os contactos do departamento adequado em vários locais: Redes Sociais, Site da Empresa, Anúncios, Portais de Emprego, etc.

4. Contrate os candidatos adequados

De acordo com um estudo realizado, 95% das empresas admitiu que todos os anos contrata alguns candidatos com um perfil desenquadrado. Esta “falha” pode afectar a sua cultura empresarial e estragar a sua reputação enquanto recrutador.

Por este motivo, certifique-se de que seleciona candidatos que, para além de estarem qualificados para a função, também se enquadram na sua cultura empresarial. Desta forma é importante conseguir filtrar todas as candidaturas que recebe.

Uma das melhores formas de o conseguir é com a utilização de perguntas de triagem, que permitem melhorar a qualidade das candidaturas, atestar requisitos mínimos e atestar competências mais técnicas para ajudar a “separar o trigo do joio”.