Manter a sua equipa motivada é algo que deve partir de si, mas sabe como o deve fazer? Nós damos-lhe 4 dicas para o fazer.

Quando a motivação da equipa está alta, é provável que os funcionários fiquem mais entusiasmados com o trabalho. E, se esta estiver baixa, acontece o oposto.

Uma equipa motivada é uma equipa positiva, felizes e produtiva no seu trabalho e isso pode render muito!

Então, de que forma pode manter a sua equipa motivada? Veja as dicas do Trello que lhe trazemos agora:

4 estratégias para manter a sua equipa motivada

1. Aumente já a motivação da sua equipa

Pode até tomar as decisões certas para manter a equipa motivada, mas, se tiver pessoas negativas e tóxicas na sua equipa, elas vão baixar a motivação da equipa.

Por isso, se quer manter a motivação da sua equipe num nível elevado, é necessário preencher a equipa com pessoas que vão contribuir para essa motivação. Isto começa com as pessoas que contrata!

2. Reconheça os esforços da equipa e comemore as vitórias

Não se sentir reconhecido e apreciado é uma receita para a desmotivação da equipa. Portanto, se quer aumentar a motivação da sua equipa, reconheça e comemore o trabalho árduo, as conquistas e as vitórias.

Faz reuniões semanais? Comece-as reconhecendo algo que cada membro da equipa fez bem na semana anterior. Faça um happy hour para comemorar o encerramento de um grande projeto e – se tiver orçamento – dê a cada membro um pequeno presente.

3. Resista ao impulso de microgerenciar

Como chefe, pode pensar que o seu trabalho é controlar como e quando a sua equipa faz o trabalho.

Mas, existem poucas coisas que podem derrubar a motivação rapidamente, como o microgerenciamento de sua equipa.

4. Pergunte à sua equipa como se sentem mais Motivados

Cada equipa é diferente, assim, a melhor forma de aumentar a motivação varia de equipa para equipa.

Então, se quer mesmo saber como dar motivação à sua equipa, faça perguntas.

E, acima de tudo, ouça as respostas da sua equipa e dê continuidade a qualquer feedback que fornecerem.

Por exemplo, se um membro da equipa lhe disser que se sente stressado porque tem muitos prazos, faça um esforço para eliminar algumas tarefas. Depois, diga-lhe que o fez para lhe aliviar o trabalho.

A questão é que cada equipa e membro da equipa vai precisar de coisas diferentes para elevar a sua motivação.

 

Sabe o que pode levar à desmotivação da equipa?

A desmotivação pode afundar uma equipa e, como responsável, é o seu trabalho identificar o que pode estar a acontecer e resolver rapidamente.

Os três principais motivos para a queda da motivação são o stress do excesso de trabalho, o sentimento de desvalorização e a falha das chefias a lidar com indivíduos tóxicos.

 

Então, evite estes últimos pontos e mantenha a sua equipa sempre motivada, seguindo estas 4 dicas que lhe demos já pode ser uma boa ajuda.