A idade mais avançada é algo que preocupa muitos profissionais que estão à procura de um novo emprego. Muitos temem não ser considerados candidatos válidos aos olhos dos empregadores, quando comparados aos profissionais mais jovens.
Se é o seu caso, não há nenhuma razão para se sentir menos qualificado. Provavelmente está até mais qualificado do que os concorrentes mais jovens, portanto só tem que o demonstrar. Saiba também, se está elegível para a Medida Estímulo-Emprego, e se for o caso, comunique-a ao recrutador.
Supere o factor idade no seu currículo, utilizando as quatro dicas seguintes nas suas candidaturas:
-
Concentre-se nos seus últimos trabalhos
Se já teve muitos empregos durante a sua carreira, concentre-se apenas nos mais recentes e ponha-os no seu currículo. Uma regra de ouro é não ir buscar experiências de há mais de 15 anos, especialmente se isso não for relevante para o trabalho a que se está a candidatar.
-
Identifique os seus pontos fortes
É importante destacar os maiores feitos da sua carreira e mostrar-se como um profissional experiente. Concentre-se apenas nas suas mais recentes realizações, as melhores.
Os recrutadores não estão interessados no que fez no início da sua carreira, quando ainda era um aprendiz, mas sim naquilo que fez de produtivo durante a sua carreira.
-
Acompanhe os tempos
Uma das reservas dos recrutadores em relação aos candidatos mais velhos é o medo de que não sejam capazes de se adaptar aos avanços tecnológicos. É bom, por isso, mostrar que está actualizado e que acompanha a evolução dos tempos.
Uma forma de o mostrar nas suas candidaturas, é através da apresentação do seu currículo online. Para além disso, deve mostrar os seus perfis profissionais, por exemplo, no LinkedIn, Twitter, etc..
Conheça também 8 competências digitais que aumentam a sua empregabilidade
-
Faça um currículo funcional
Crie um currículo funcional, que não tenha uma lista com os anos todos daquilo que fez. Em vez disso, deve-se concentrar-se mais naquilo que realizou e que sabe fazer. Como profissional experiente que é, deve levar os recrutadores a concentrarem-se menos na sua idade e mais nos seus talentos e capacidades.
Enfim, se não tem dúvidas de que está apto para o trabalho a que se candidata, mostre ao recrutador aquilo de que é capaz!
Veja este artigo no Careerealism.


Aprecio imenso a vossa maneira de encorajar e direccionar as pessoas, ajudando-as.
Gratos pelas vossas dicas, elas são importantes para nos dar animo.
Realmente, são úteis as dicas para se ultrapassar a dificuldade que uma idade mais avançada, nos proporciona aquando da análise de um curriculum vitae. Se levarmos em conta, que o fator idade não nos oportuniza, na maioria das vezes, nem siquer chegar a entrevista, o que , numa eventual aparência ainda jovem e saudável nos poderia abrir portas de um novo emprego, aí então, mister se faz, que possamos impressionar melhor, simplesmente, numa análise, a priori, do nosso currículo.