Se é um dos cem candidatos a responderem a uma determinada vaga, então é fundamental destacar-se. Mas afinal quais são as melhores formas de se destacar perante um empregador?

Veja o que dizem alguns especialistas desta área, sobre a forma de se sobressair.

1. Obtenha Referências

Depois de algum tempo, as empresas consideram que currículos e perfis de Linkedin são todos iguais, sem qualquer diferença. Se realmente quer distinguir-se dos outros candidatos, Dorothy Tannahill-Moran do Next Chapter New Life sugere que é necessário ter referências.

2. Contacte diretamente

Para Tannahill-Moran, as referências são ótimas quando podemos tê-las, no entanto, não é única forma de nos destacarmos. Caso não consiga uma referência, tente entrar em contato diretamente com o recrutador.

“Mesmo sem uma referência, entre em contacto com o recrutador, será memorável e muito mais interessante quando puder falar com alguém pessoalmente. Não precisa estar cara-a-cara, apenas interagir como se fossem humanos! ”

3. Faça as pequenas coisas bem

De acordo com Ben Eubanks da Upstart HR, a melhor forma de se destacar é fazer pequenas coisas, por mais simples que possam parecer.

Por isso, Eubanks sugere ter uma carta de apresentação personalizada, onde se devem destacar as competências específicas que se enquadrem na vaga para a qual se está a candidatar. E certifique-se também de que o seu currículo não tem informações estranhas e inapropriadas.

Prepare-se muito bem para a entrevista e quando tiver oportunidade coloque perguntas inteligentes e pertinentes.

Ben Eubanks reforça “Eu entrevisto pessoas semanalmente e falhas nas pequenas coisas são o motivo mais comum para não contratarmos”. E por isso “Detalhes importam!”

4. Apresente as suas conquistas

“Para além de um currículo orientado e bem elaborado, tenha também uma carta de apresentação com valor, onde mostra a sua história de impactos quantificados nos locais onde trabalhou”, menciona Cheryl Simpson, do Executive Resume Rescue.

Simpson sugere incluir descrições específicas de desafios, ações, resultados e reunir todas as suas anteriores contribuições para as perspetivas do recrutador.

 

Fonte: Work it Daily