Existe um debate há muito tempo: o que será melhor? Contratar pessoas com várias competências ou com uma competência muito específica?  Embora, em certos casos se contratem os dois tipos, a verdade é que existe cada vez mais espaço para os talentos especializados! Mas sabe onde encontrá-los?

Como recrutar candidatos especializados?

Como explica Rufus Frank, “A especialização contínua é um factor decisivo para o estado atual da nossa sociedade.” E reforça: “O efeito da especialização é um conceito tão amplo que toca em quase tudo na nossa vida diária. E o desejo natural da especialização também é uma das principais razões pelas quais os serviços profissionais existem. A sociedade e as empresas não podem saber tudo, portanto, precisam de especialistas com experiência prática para nos ajudar e orientar.”

Contratar candidatos especializados em alguma competência não é de facto fácil comparativamente a candidatos gerais. Existem, por isso qualidades específicas que deve procurar e supervisionar durante as etapas do processo de contratação. Aqui ficam algumas dicas, para o encaminhar:

1. Publique anúncios claros

Se pretende encontrar candidatos especializados, precisa de publicar anúncios de emprego muito específicos. Não coloque traços gerais da função, mas aprofunde e use linguagem muito específica do sector e detalhes do nicho que “toquem” nas pessoas qualificadas para o trabalho.

Antecipe-se sobre os requisitos e especificações. Assim, receberá candidaturas mais focadas, e assim não desperdiça o tempo na seleção de candidatos não qualificados.

2. Use a segmentação por público-alvo

Para o recrutador Martin Wingate, “Uma vez que muitos candidatos estão empregados e não estão ativamente à procura de emprego, os canais tradicionais não alcançam os candidatos que procura. Em vez disso, envie uma mensagem no site em torno do conteúdo que estes procuram.”

Talvez precise de algum tempo para fazer uma pesquisa e descobrir onde os seus candidatos gastam mais tempo, quer online como offline. Vai permitir-lhe uma maior segmentação na sua abordagem.

 

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3. Concentre-se no processo de avaliação

Depois de analisar o anúncio e o público-alvo a segmentar, invista num processo de verificação rigoroso que lhe irá permitir fazer uma melhor seleção. Para além de verificar os currículos, é importante ter uma entrevista cara a cara para que possa conhecer melhor o candidato e o que este pode trazer para a função.

4. Fale em dinheiro

Os candidatos especializados são muito mais difíceis de encontrar. Podem demorar algumas semanas até obter um número razoável de candidaturas.

Deve ter presente que a maioria dos candidatos com um conjunto de competências especializadas, encontram-se empregados e por isso precisam de ser “estimulados”, como tal deve estar disposto a dar um “prémio”. Não lamente pelo facto de pagar mais, mas concentre-se no retorno de longo prazo que irá receber desse colaborador.

 

Não desista

Ao recrutar talentos especializados precisa de se preparar para desafios. Pode ter que gastar mais, demorar mais tempo ou colocar um maior esforço para que esteja sempre na linha da frente.

Contudo, o importante é não desistir. Quando esses desafios surgirem, mantenha o plano e continue até encontrar o candidato certo. Depois de contratar a pessoa certa para a função, vai ver que tudo valerá a pena.

 

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Fonte: The Undercover Recruiter