4 segredos para arrasar na sua próxima entrevista

A entrevista de emprego é o obstáculo final entre si e o trabalho com que sempre sonhou. No entanto, não conhecendo os recrutadores é sempre difícil saber aquilo que está à espera. Conheça de seguida 4 “segredos” sugeridos pelo The Undercover Recruiter para arrasar na sua próxima entrevista.

1. Esteja bem preparado

Chegar a uma entrevista pode parecer “assustador” para a maioria das pessoas uma vez que se vão encontrar com um potencial novo empregador. A chave é lembrar-se que o entrevistador apenas o quer conhecer melhor, saber se se enquadra nos requisitos e na empresa. Mesmo que esteja nervoso, tente não o demonstrar e deixe a sua personalidade brilhar.

Quando chegar ao local da entrevista, cumprimente o entrevistador com um aperto de mão firme e mantenha sempre o contacto visual. Após cada pergunta, respire fundo e demonstre sempre interesse e atenção enquanto o recrutador falar.

2. Aprenda tudo o que conseguir

Pode ter pensado que os seus dias de estudo tinham terminado. No entanto deve aprender tudo o que conseguir sobre a empresa se quiser impressionar. O truque é tentar saber mais do que aquilo que o entrevistador está à espera. Ver o site da empresa e o anúncio de emprego não é suficiente. Saiba o nome e o cargo da pessoa que o irá entrevistar e, se possível, o seu passado profissional – pesquise no Linkedin.

Não se esqueça também de pesquisar o básico: o que a empresa faz, qual a sua visão e quais os objectivos para o futuro. Se quiser alguns pontos extra, identifique os principais concorrentes e saiba aquilo que torna a empresa única no seu mercado.

Depois de dominar o conhecimento sobre a empresa, reveja o anúncio de emprego e os requisitos pedidos e lembre-se de alturas em que tenha demonstrado essas competências.

3. Saiba o que deve partilhar (e o que não deve)

Colocar-se no lugar do entrevistador é uma boa ajuda para decidir aquilo que deve dizer e aquilo que não deve partilhar. Por exemplo, falar mal de um antigo patrão é algo que nunca deve fazer – cria um alerta sobre si.

Pense com antecedência nas perguntas mais comuns e na forma como irá responder. Mas atenção, não ensaie demasiado – não queira parecer um robot ou que está a ler um guião. Prepare também algumas questões para colocar e assim evitar que a entrevista seja um monólogo.

4. Termine em grande

Terminar uma entrevista pode ser quase como terminar um primeiro encontro: “Será que gostaram de mim?” ou “Gostaria de trabalhar aqui?”. Evite momentos constrangedores no momento final e prepare-se para terminar em grande:

  • Pergunte sobre a sua candidatura: veja se têm alguma preocupação ou algo mais que queriam saber;
  • Entregue um cartão-de-visita: assim irá parecer mais profissional e terá acesso directo à pessoa que o entrevistou;
  • Envie um email de agradecimento: faça isto no dia seguinte à entrevista. Agradeça o tempo dispensado, ofereça-se para esclarecer qualquer questão e indique que entrará em contacto mais tarde para saber em que fase se encontra o recrutamento.