perguntas entrevista

O momento para o qual tanto trabalhou está a chegar. Foi chamado para uma entrevista de emprego e está na fase de preparação para a mesma.

O The Daily Muse compilou as 31 perguntas mais frequentes em entrevistas de emprego e explica quais as respostas ideais em cada caso.

1. Fale-me de si.

Esta questão aparenta ser fácil, mas muitas vezes os candidatos perdem uma boa oportunidade de impressionar. Não deve explicar todo o seu percurso profissional e académico. Opte por um discurso breve que mostra porque é que é o candidato ideal para a função. Refira 2/3 experiências, competências e feitos relevantes e termine com uma explicação sobre a forma como os seus trabalhos anteriores o prepararam para este emprego.

2. Como conheceu esta vaga?

Aproveite para mostrar os seus conhecimentos sobre a indústria. Se foi um membro da sua rede de networking que lhe falou da vaga, mencione o seu nome durante a entrevista de emprego e explique porque ficou tão entusiasmado com a notícia. Se ficou a conhecer a empresa através de um artigo/notícia fale um pouco sobre o que chamou à atenção sobre a empresa. Por fim, se viu o anúncio num portal de emprego explique o que fez a oferta destacar-se das outras.

3. O que sabe sobre a empresa?

Por esta altura já deve conhecer os produtos da empresa, os seus concorrentes e as notícias mais recentes. Mas também deve estar a par da missão e valores para poder mostrar que se enquadra perfeitamente com os mesmos. Para elaborar uma boa resposta, inicie com os objectivos da empresa (pode utilizar keywords e expressões constantes no site) e depois torne a resposta pessoal. Diga “Acredito neste sistema de valores porque…” ou “Identifico-me com a missão da empresa porque…”.

4. Porque quer este emprego?

Soe entusiasmado e impressione o recrutador: explique porque gosta da empresa onde está a ocorrer a entrevista, indique como ultrapassaria os desafios da função e dê exemplos de como ajudaria a empresa.

5. Porque é que o devemos contratar?

Dê ao empregador boas razões para o contratar: venda-se como candidato. Fale sobre as suas competências únicas e relevantes. A sua resposta deve conter 3 ideias: consegue dar bons resultados à empresa, identifica-se com a cultura empresarial e seria uma melhor aposta do que os outros candidatos.

6. Quais são as suas maiores qualidades enquanto profissional?

Não se foque somente no que pensa que o recrutador quer ouvir – seja relevante, específico e dê exemplos de momentos em que utilizou as suas qualidades em contexto empresarial.

7. Quais são os seus pontos fracos?

Na entrevista de emprego, o recrutador também quer perceber se consegue fazer uma auto-avaliação e se é honesto. Evite dar qualidades “mascaradas” de defeitos, tal como  “Sou perfeccionista”. Seja honesto e fale sobre algo que gostaria de melhorar. Explique o que está a fazer para ultrapassar essa dificuldade.

8. Qual é o seu maior feito profissional?

Descreva o seu maior feito através da metodologia STAR: Situação, Tarefa, Acção, Resultado. Explique a situação em que se encontrava, a tarefa que lhe foi proposta, a forma como agiu e o resultado do seu trabalho. Quantifique os resultados para melhor ilustrar o seu sucesso. Por exemplo “No meu último emprego como analista júnior, tratava do processo de emissão de facturas. No período de um mês, melhorei o processo de facturação, o que poupou 10 horas de trabalho por mês e reduziu erros em 25%”.

9. Fale-me de um obstáculo/conflito que presenciou enquanto trabalhava. Como conseguiu ultrapassá-lo?

Todos são simpáticos e bem-dispostos na entrevista de emprego. Mas como reagem quando confrontados com um conflito? Para tranquilizar o recrutador, dê um exemplo de conflito e demonstre a forma como o ultrapassou de forma profissional. Indique qual foi o compromisso a que chegou com o colega/Cliente em questão.

10. Onde se vê dentro de 5 anos?

Seja honesto sobre os seus objectivos para o futuro. O entrevistador pretende saber se tem expectativas realistas, é ambicioso e se os seus objectivos estão em concordância com a vaga a que se candidatou. Pense sobre o percurso profissional que o emprego em questão lhe pode proporcionar e baseie a sua resposta no mesmo.

11. Qual é o seu emprego ideal?

Novamente, deve basear a sua resposta nas especificações da oferta de emprego. Fale dos seus objectivos e ambições e da forma como este emprego o ajudará a chegar ao seu emprego ideal (na mesma empresa).

12. Já foi a outras entrevistas de emprego? Onde?

A melhor resposta a esta questão é mencionar que está a explorar diversas outras opções na sua indústria. Indique qual o ponto em comum entre os vários empregos a que se candidatou, como por exemplo a utilização de uma competência em específico. Um exemplo de uma boa resposta é “Tenho-me candidatado a várias vagas na área da consultoria em Tecnologias da Informação, onde posso analisar as necessidades dos clientes e encontrar soluções que depois são transmitidas à equipa de developers“.

13. Porque é que quer sair do emprego actual?

É uma pergunta complicada de responder. Embora possa ter vontade de falar negativamente sobre a função ou chefias, deve optar antes por mostrar que está entusiasmado em abraçar um novo desafio que lhe possibilitará crescer profissionalmente.

14. Porque é que foi despedido/saiu do emprego anterior?

Mais uma vez, o importante é ser honesto. Explique o motivo real e indique o que está a fazer para melhorar enquanto profissional e dar uma reviravolta na sua vida.

15. Quais são as suas expectativas quanto à vaga de emprego?

Recorde as especificidades do anúncio de emprego e indique aquilo que mais o entusiasma sobre a função.

16. Qual o tipo de ambiente de trabalho que prefere?

Idealmente deve descrever um ambiente semelhante ao da empresa onde está a decorrer a entrevista de emprego. Fale da cultura empresarial e da forma como gosta de trabalhar (prazos apertados, possibilidade de trabalhar sozinho e receber feedback no final, trabalhar em equipa…).

17. Como se descreve enquanto chefe/coordenador?

As melhores chefias são fortes mas flexíveis. Mostre que ajuda os seus colaboradores a ter bons resultados através de formação one-on-one. Dê exemplos da forma como teve impacto na sua equipa anterior.

18. Dê-me um exemplo de um momento em que demonstrou a sua capacidade de liderança.

Dependendo da descrição da vaga de emprego, liderança pode ser chefiar uma equipa ou trabalhar de forma pro-activa numa solução para um obstáculo que a empresa tenha encontrado. Exemplifique utilizando a metodologia STAR e lembre-se que as melhores histórias são credíveis e memoráveis.

19. Dê-me um exemplo de um momento em que discordou com uma decisão tomada pelos seus colegas/chefias.

O recrutador quer saber se consegue mostrar o seu ponto de vista de forma produtiva e profissional. Mencione uma altura em que a sua opinião (que era diferente da imposta) teve um impacto positivo na situação da empresa.

20. Como é que os seus colegas e chefias o descreveriam?

Aproveite este momento para falar de qualidades que ainda não teve oportunidade de mencionar, tal como a sua ética de trabalho e vontade de ajudar em projectos que não constavam na descrição das suas funções.

21. Porque é que esteve sem trabalhar X tempo?

Não há problema em responder que não conseguiu encontrar emprego até à data. Se possível, mencione qual a formação que integrou, onde fez voluntariado, qual o blog para que escreveu… é importante mostrar que se manteve activo. Mantenha a linha de pensamento e dirija a conversa para as competências que farão de si uma boa adição à organização.

22. Explique-me porque decidiu mudar de carreira.

Indique o motivo que o fez mudar de percurso profissional. Termine a sua exposição indicando as competências que são transferíveis para a sua nova carreira. As soft skills são um bom exemplo de qualidades que são úteis em qualquer carreira.

23. Como lida com a pressão/stress?

Responda de forma a mostrar que consegue enfrentar uma situação de elevada pressão e manter-se produtivo e positivo. Indique que se foca sempre em atingir os objectivos e consegue ultrapassar os obstáculos que encontra. Pode, também, descrever as tácticas que utiliza para reduzir o stress (respirar fundo, fazer uma lista de afazeres, entre outros).

24. Como seriam os seus primeiros 30, 60 e 90 dias neste emprego?

Comece por explicar o que seria necessário para começar a trabalhar “a sério” – informação sobre os produtos, os Clientes, os colegas, a metodologia de trabalho… Seguidamente identifique áreas em que pode ter um impacto imediato e explique como contribuiria para a resolução de problemas a curto prazo.

25. O que espera em termos de salário?

Deve estar preparado para responder a esta questão – faça pesquisa sobre o salário médio para quem tem as mesmas funções na indústria e conheça o seu valor. Indique um montante mais elevado e mostre-se disponível para negociar. Desta forma, mostra ao recrutador que reconhece valor nas suas competências mas está disponível para chegar a um acordo.

26. O que faz para além do trabalho?

A entrevista de emprego serve, também, para perceber quem é o candidato fora do ambiente de trabalho. A sua personalidade e hobbies vão ajudar o entrevistador a analisar se se enquadra na cultura empresarial. Opte por mencionar hobbies que estejam de alguma forma relacionados com a área de trabalho (por exemplo tocar guitarra se se está a candidatar a uma loja de música) ou onde ganhou competências importantes (faz parte da organização de uma conferência anual onde teve que desenvolver a capacidade de comunicação).

27. Se fosse um animal, qual seria?

Este tipo de perguntas na entrevista de emprego determinam a capacidade de resposta rápida e a personalidade do candidato. Não existem respostas certas ou erradas, desde que explique porque é que escolheu esse animal.

28. Quantas bolas de ténis cabem dentro de uma limusina?

Os recrutadores utilizam este tipo de perguntas para compreender se o candidato tem capacidade analítica. Mostre que tem pensamento lógico e consegue compreender os desafios quantitativos que lhe são impostos.

29. Está a pensar ter filhos?

Perguntas de teor pessoal podem tornar-se discriminatórias. Mas nem sempre são feitas com intenções maliciosas, pelo que aconselhamos que responda de forma a garantir ao empregador que, de momento, está focado em trazer bons resultados à empresa. Conclua a sua resposta com uma pergunta ao entrevistador – direccione a entrevista para assuntos mais focados nas suas competências profissionais.

30. Em que áreas acha que esta empresa poderia melhorar? O que poderia ser feito de forma diferente?

Para ser bem sucedido ao responder a esta questão deve conhecer o background da empresa e conseguir pensar de forma crítica. O recrutador ficará impressionado se tiver uma resposta já preparada. Indique as áreas em que a empresa pode melhorar e a forma como a sua experiência e qualidades profissionais seriam uma mais valia no processo de melhoria.

31. Tem alguma pergunta para nós?

A resposta é sempre sim! Aproveite para compreender o que é esperado de si como profissional, aquilo que torna a empresa um local onde é agradável trabalhar e as possibilidades de progressão na carreira. Peça a opinião do recrutador – criará um laço emocional que lhe dará vantagem na hora de escolher o candidato.