linkedin google plus facebook twitter
Home / Entrevistas / Entrevista de Emprego: como preparar-se no dia anterior

Entrevista de Emprego: como preparar-se no dia anterior

preparar entrevista de emprego

 

Chegar atrasado à entrevista de emprego? Não vestir roupa adequada? Não conhecer a cultura da empresa a que se candidata? Não sabote as suas hipóteses de receber uma proposta de emprego!

Siga estas dicas de preparação para a noite anterior, compiladas pelo Business Insider, e brilhe na sua entrevista de emprego.

1. Obtenha direcções para o local:

Certifique-se que tem a morada correta, para não se perder e prevenir atrasos. Qualquer destas situações pode deixá-lo stressado, o que piorará a sua performance na entrevista. Se conduzir até ao local, leve um GPS e confirme, na noite anterior, qual o caminho que deverá percorrer de acordo com o Google Maps.

Confirme se tem gasolina suficiente para o caso de se perder e chegue adiantado ao local da entrevista. Se possível, faça o percurso da sua casa até à recrutadora nos dias anteriores à entrevista de emprego, para ficar a conhecer o caminho.

2. Visite o site e redes sociais da empresa:

Nesta altura já terá feito pesquisa sobre a empresa a que se candidata. No entanto, deve aprofundar os seus conhecimentos e procurar novidades. A empresa lançou um novo produto? Fundiu-se com outra empresa? Qual é o número de likes na página da empresa no Facebook?

Ao estar informado sobre os desenvolvimentos da empresa demonstrará o seu interesse e potenciará as probabilidades de ser novamente chamado.

3. Prepare-se para conversa de circunstância:

Na generalidade, as entrevistas  começam com conversa de circunstância, para deixar candidato e entrevistador mais à-vontade. Para além de falar sobre o que descobriu no site da empresa, deverá estar a par das notícias actuais. Se o entrevistador questionar sobre algum “assunto do dia” estará preparado para lhe responder. Evite, no entanto, qualquer conversa sobre sexo, política ou religião.

4. Prepare a roupa de entrevista:

Não deixe para a manhã da entrevista de emprego a decisão do que irá vestir. Experimente diversas opções de vestuário na noite anterior e certifique-se que as roupas estão lavadas e engomadas. Lembre-se que a primeira impressão pode determinar se consegue o trabalho ou não!

5. Treine histórias e exemplos que demonstrem como foi bem sucedido no passado:

Ao responder às perguntas do entrevistador, pode e deve utilizar exemplos de situações nas quais se destacou, ou da forma como ultrapassou dificuldades no anterior trabalho. Planeie a forma como responderá a cada questão, para que se sinta menos nervoso.

6. Prepare uma pasta:

Numa pasta, junte várias cópias do seu curriculum vitae, uma caneta e exemplos do seu trabalho. Se tiver um portfólio, leve-o consigo na entrevista. Mostre ao recrutador porque o deve escolher!

7. Decida que perguntas irá fazer:

No final da entrevista é provável que lhe questionem se tem alguma pergunta. Deve sempre responder que sim – demonstra interesse na empresa e na oportunidade de trabalho. Pode adaptar as seguintes: “Que formação inicial existirá para o cargo?”, “O que o fez integrar esta empresa?”, “Quais os factores que considera levarem ao sucesso neste emprego?”.

8. Descanse durante a noite:

Afaste-se de bebidas alcoólicas e de qualquer discussão que possa estar a ocorrer à sua volta. Durma bem e tente descansar. Desta forma, certifica-se que está no seu melhor e que a entrevista de emprego corre bem!

 

No dia da entrevista…

 

9. Saiba o que a cafeína faz ao seu corpo:

Se gosta de café e conhece o resultado no seu corpo, tome um café de manhã. No entanto, se a cafeína o faz ficar agitado, evite-a.

10. Motive-se:

No caminho para a entrevista, diga a si mesmo frases positivas e prepare-se mentalmente para a situação. Sugerimos que faça exercícios de relaxamento e repita para si “Eu consigo. Vou estar no meu melhor!”.

 

About Alerta Emprego

O Alerta Emprego é um portal de emprego que ajuda empresas e recrutadores a encontrar os melhores candidatos e a gerir processos de recrutamento. Além de promover anúncios de emprego, o Alerta Emprego funciona como uma base de dados de CVs pesquisável, tornando mais fácil a procura de candidatos.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*