linkedin google plus facebook twitter
Início / Entrevistas / Como responder à pergunta “Porque quer este emprego?”

Como responder à pergunta “Porque quer este emprego?”

emprego

Uma das perguntas que lhe farão na entrevista de emprego é “Porque quer este emprego?”. É através da sua resposta que o recrutador compreende se realmente está interessado na vaga.

Assim, são desaconselhadas as seguintes respostas:

  • Preciso de um emprego;
  • Quero trabalhar;
  • Preciso de pagar a renda da casa/ Preciso de dinheiro;
  • Quero subir na carreira;
  • Não gosto do emprego em que estou, por isso estou à procura de algo diferente;
  • Fui despedido;
  • Estou farto do meu emprego;
  • A vaga soou-me interessante…

Embora possam ser verdade, não ajudam a que o recrutador lhe ofereça o emprego. Dê ao empregador boas razões para o contratar: venda-se como candidato.

Como soar entusiasmado e impressionar o recrutador

  1. Comece a sua resposta com “Gosto da empresa porque…”… sabe sempre bem ser elogiado. O empregador deve perceber que está interessado na vaga por ser naquela empresa  (e não por motivos pessoais como os acima apontados).
  2. Descreva os desafios da função e a forma como os ultrapassaria.
  3. Mencione o que gosta de fazer e tem feito com qualidade. Dê exemplos de sucesso e mostre que quer ajudar a empresa a ser (ainda) melhor.
  4. Pense no motivo que pode pôr o recrutador de pé atrás quanto a contratá-lo e refute-o. Por exemplo, se o empregador estiver de pé atrás porque não tem um curso superior, pode mencionar que a sua larga experiência o compensa.

Exemplo de resposta à questão “Porque quer este emprego?”

Empresa: Supermercado XPTO

“A XPTO é o tipo de empresa em que me vejo a trabalhar. Admiro a vossa política de contratar pessoas de todas as etnias.

Sei que estão à procura de funcionários para trabalhar por turnos, com jeito para atendimento ao cliente e que mantenham as prateleiras limpas e organizadas. Gosto muito de atender Clientes: ajudá-los a encontrar o que procuram, explicar a diferença entre vários produtos… e não gosto nada de lojas desarrumadas! Para mim ser arrumado e simpático é muito importante – quando trabalhei na loja ABC tentava sempre fazer com que os clientes saíssem com um sorriso na boca.

É verdade que já passou algum tempo desde que trabalhei em loja, mas a vontade de agradar aos clientes e fazer com que voltem no dia/semana seguinte não desaparece facilmente.”

Uma boa resposta refere porque gostaria de trabalhar naquela empresa – não porque é que precisa do emprego.

 

Fonte: The Undercover Recruiter

Sobre Alerta Emprego

O Alerta Emprego chega ao Brasil com a proposta de ser uma ferramenta para profissionais que buscam uma colocação no mercado de trabalho. Não só divulgamos as melhores ofertas do mercado, como conteúdos diferenciados, úteis e interessantes sobre procura de emprego.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.Campos obrigatórios *

*

Pode usar estas etiquetas HTML e atributos: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>