curriculum vitae wordle

Enquanto candidato, sabe que o curriculum vitae é uma das ferramentas mais importantes na procura de emprego. Mas porque foi o CV escolhido para representar os candidatos? O que faz dele tão importante?

O Curriculum vitae é:

1. Fácil de escrever e enviar

Um candidato a emprego consegue escrever um bom CV em algumas horas. O mesmo pode ser utilizado para responder a vários anúncios, desde que seja ajustado a cada vaga. É um documento fácil de enviar por e-mail, mensagem privada online, correio ou entregue em mãos.

2. Fácil de actualizar

Mesmo depois de estar “na gaveta” durante anos, o CV pode ser facilmente actualizado para iniciar uma nova fase de procura de emprego. Assim, não é preciso criar um novo documento de cada vez que volta ao mercado de trabalho.

3. Simples

Um curriculum vitae agrega muita informação num documento simples e fácil de ler. Independentemente da indústria a que se candidata, os recrutadores precisam sempre de saber qual a sua experiência profissional, competências e formação.

4. Fácil de ler, processar e memorizar

Para as empresas, este modelo de candidatura também se revela mais fácil de analisar, já que contém apenas 1/2 páginas de informação. As características mais relevantes de cada candidato ficam na memória do recrutador.

5. É fácil de comparar 

Quando existem muitas candidaturas à mesma vaga, e pouco tempo para analisar cada uma, é necessário uma base comum. Esta base é o currículum vitae, que permite avaliar como é que um candidato é melhor do que o outro de forma rápida.

6. Facilmente arquivado (para consultar mais tarde)

Nem sempre o empregador pode avaliar o CV no momento em que este lhe chega, por isso pode ser necessário guardá-lo momentaneamente. Se for em formato papel, pode facilmente ser colocado numa pasta, já que não excede as 2/3 páginas. Se for em versão digital, pode ser guardado num e-mail ou pasta própria no computador da empresa. É importante relembrar que, por cada vaga, o recrutador precisa de analisar centenas de candidaturas, pelo que seria impossível fazê-lo sem paragens.

Se a candidatura fosse somente presencial (por exemplo, cada candidato era entrevistado sem ter submetido um currículo antes), era impossível de parar a análise do candidato e tratar dos projectos empresariais mais urgentes que possam existir.

7. Fácil de partilhar

Na maioria dos casos, a decisão de contratar um novo colaborador não é responsabilidade de uma só pessoa. O processo de recrutamento envolve vários membros da empresa, pelo que é necessário um formato de candidatura fácil de partilhar.

Também é benéfico no sentido em que mais facilmente o candidato consegue partilhar o curriculum vitae com a sua rede de networking.

8. Sucinto

Para além de descrever a experiência de forma simples e fácil de compreender, o CV também impede que exista troca de informações sobre temas-tabu. Este tipo de temas (religião e política, entre outros) podem fazer com que a candidatura seja imediatamente rejeitada. Este documento também diminui a probabilidade de ser rejeitado por preconceito do recrutador (daí que seja aconselhável, na maioria dos casos, que não anexe uma fotografia).

9. Útil para posterior consulta

Após selecção do candidato para ocupar a vaga, o seu curriculum vitae fica no arquivo do departamento de Recursos Humanos. Quando houver perspectivas de promoção é fácil conhecer o percurso profissional do colaborador. Também é útil para futuras chefias que queiram conhecer melhor a sua equipa.

10. Eterno

Independentemente da forma como é escrito, partilhado ou lido, o formato de candidatura conhecido como curriculum vitae nunca vai desaparecer. O propósito deste documento e a informação nele contida terão sempre valor.

 

Agora que já compreende porque deve escrever um curriculum vitae,  dê o seu melhor de forma a apresentar um modelo que se destaque dos demais.

 

Fonte: Live Career