4 segredos para escrever um CV curto e cativante

Apesar do que muita gente possa pensar, escrever muitas palavras não o vai tornar mais favorável para conseguir uma entrevista.

Quer esteja à procura do seu primeiro emprego ou à procura de uma nova oportunidade ao fim de 10 anos de carreira, o mais provável é que o seu currículo necessite de algumas alterações.

Os recrutadores recebem bastantes candidaturas por cada anúncio e, geralmente, os que chamam a sua atenção são os currículos mais curtos e simples e que demonstram o valor do candidato de forma imediata. Nesse sentido, reunimos com a ajuda do Career Advice Monster, algumas dicas simples mas que possa ter um currículo curto, cativante e bem-sucedido.

1. Foque-se no conteúdo

Muitas empresas utilizam sistemas automáticos de pesquisa de currículos para uma primeira análise. Estes programas não se impressionam por um design bonito e apelativo, mas sim pelas palavras que contém. Assim,é importante que se foque nas palavras que utiliza.

Um currículo com um conteúdo bem estruturado tem mais oportunidades de ser “encontrado” pelos sistemas automáticos e de, numa fase seguinte, cativar o recrutador.

2. Utilize tópicos e palavras-chave

Utilizar tópicos com factos concretos é uma forma melhor de demonstrar as suas competências e a sua experiência profissional, em vez de utilizar frases longas.

No inicio do seu currículo adicione também duas ou três palavras-chave que indiquem as suas principais competências e que valor pode trazer para a empresa

3. Aperfeiçoe o que conseguir

Agora que já definiu palavras-chave para otimizar a pesquisa e a leitura do seu currículo, é importante cativar o recrutador.

Quem está a recrutar não gosta de ler extensos parágrafos com descrições da suas experiências passadas. Escreva, leia e volte a escrever até que as suas principais competências e características estejam em destaque e “saltem à vista”.

4. Organize o currículo

Com algum cuidado e atenção faça uma auto-avaliação da estrutura do seu currículo. Pense se a sua experiência anterior é relevante para a posição a que se está a candidatar. Caso não seja relevante, então não a inclua.

Resuma a sua experiência profissional por tópicos, com uma função/emprego por linha. O mesmo se aplica à sua formação. Toda a informação que não seja relevante para essa função, é desnecessário incluir.

Coloque-se no lugar do recrutador e concentre-se no que realmente é fundamental para conseguir essa vaga.