5 dicas para se destacar em entrevistas de IT

Ao longo da última década, o recrutamento em IT tem evoluído bastante. Actualmente as empresas de Tecnologias de Informação dependem essencialmente de fornecer serviços de alta qualidade e, por isso, necessitam de uma equipa que consiga acompanhar esta necessidade. Por este motivo, contratar os melhores profissionais é essencial.

Conheça aqui 5 dicas para se preparar para a sua próxima entrevista nesta área, e convencer os recrutadores de que é uma mais-valia.

Demonstre as suas competências gerais

Actualmente, existem algumas competências básicas que são valorizadas em qualquer profissão. Um potencial empregador quer certificar-se que os candidatos serão capazes de interagir bem com os colegas, fornecedores e, mais importante, clientes.

Alguns recrutadores estão até mais inclinados em investir em alguém menos experiente, que possa ser treinado, mas que saiba comunicar, do que em alguém que seja um expert em IT, mas que não saiba comunicar, nem tenha outras competências.

Acima de tudo, seja amigável, natural e demonstre que é o candidato adequado.

Seja sincero sobre os seus conhecimentos 

Uma das situações que os candidatos de IT mais temem, é a entrevista sobre as competências técnicas. Os candidatos são postos à prova e as respostas ou estão certas ou erradas: ou sabem ou não sabem. E, se por um lado, saber a resposta é sempre melhor, se não souber seja sincero.

Nada coloca um recrutador mais desconfortável do que um candidato a tentar adivinhar respostas que não sabe e a transmitir insegurança.

Seja honesto e diga que não sabe, enquanto explica o que faria para encontrar a resposta. Deste modo irá demonstrar a sua capacidade de resolver problemas.

Controle a conversa

Esta técnica é universal a entrevistas em qualquer sector. Tente manter a conversa focada nos seus pontos fortes. As empresas de IT, geralmente, procuram candidatos com diversas competências e que consigam preencher “lacunas” em várias áreas.

Demonstre entusiasmo

Os entrevistadores gostam de candidatos entusiasmados. Se transparecer como um candidato confiante e positivo, o entrevistador terá maior probabilidade de se relacionar consigo. Para além das suas competências técnicas e da sua personalidade, o recrutador quer certificar-se que gosta daquilo que faz e que ficará feliz se conseguir o cargo.

Pergunte por programas de estágio e certificações de IT como forma de demonstrar paixão por aprender e evoluir.

Seja um pouco Geek

Durante a entrevista, discuta também os seus interesses pessoais e expresse as suas opiniões sobre os tópicos que forem falando.
Se está numa entrevista para IT, então muito provavelmente estará numa sala com pessoas que estão habituadas utilizar diversas formas de raciocínio e que estarão interessadas em discutir consigo tópicos do vosso interesse.

Se lhe fizerem perguntas sobre algum software específico, faça referência à sua experiência com o programa e conte algumas peripécias, caso tenham acontecido.

 

Fonte: Monster Career Advice