Como ser o líder que os recrutadores procuram

Segundo um estudo realizado pela revista Forbes, empresas de todo o mundo afirmam que uma das suas maiores preocupações é a possível falta de futuros líderes.

Bons líderes são difíceis de encontrar e os que existem estão-se a tornar extremamente valiosos para as empresas.

Enquanto candidato, se tiver oportunidade de exibir as suas capacidades de liderança a um potencial empregador, terá maiores hipóteses de alcançar a carreira que pretende. Aprenda a ser o líder que as empresas procuram, com as dicas que apresentamos de seguida, sugeridas pelo Careerealism:

Impressione na entrevista

É comum que os recrutadores façam perguntas sobre a suas capacidades de liderança e experiências anteriores, durante a sua candidatura, na entrevista ou na primeira reunião na empresa. É importante que pense nisso com antecedência e que prepare uma boa resposta.

Forneça detalhes específicos sobre como já ajudou outros amigos, colegas ou familiares a terem sucesso. Assim, será levado mais a sério enquanto líder. Alguns dos exemplos mais importantes que deve referir são situações em que tenha motivado outras pessoas, como os motivou e qual o resultado conseguido.

Considere também situações em que tenha ultrapassado obstáculos para atingir objectivos em equipa. Pode também utilizar exemplo que não tenham acontecido exclusivamente em contexto profissional.

Saiba como funciona a empresa

Uma ótima forma de conseguir oportunidades de liderança é ter ansiedade por aprender. Absorva conhecimento com os seus colegas e não tenha medo de colocar questões. Sendo um novo colaborador, pode não ter tanta noção do funcionamento da organização.

Aprenda o máximo que poder sobre a cultura empresarial e preocupe-se em trabalhar para atingir os objectivos da organização. Procure também, dentro da empresa, alguns pequenos problemas que possam existir e tente encontrar formas simples de os resolver – provavelmente, sendo problemas menores, ninguém perdeu 5 minutos para os tentar solucionar.

Tenha gosto em ajudar

Demonstrar entusiasmo em ajudar os outros é outra ótima forma de demonstrar capacidade de liderança. Se tiver vontade de auxiliar os seus colegas, as pessoas irão dar-lhe oportunidades.

Voluntariar-se para novos projectos pode ser uma ótima forma de começar. Desta forma, pode também ter oportunidade de trabalhar com diferentes profissionais e em diferentes departamentos.

 

Identificar boas oportunidades e esforçar-se por ajudar outras pessoas, irá permitir que apresente as suas capacidades de liderança e alcançar uma carreira de sucesso.