5 dicas para ter sucesso em qualquer lugar

 

O apresentador de televisão norte-americano Mike Rowe, conhecido pela série Trabalho Sujo (Dirty Jobs) do Discovery Channel, foi aprendendo ao longo do tempo os motivos que influenciam as pessoas a realizar trabalhos indesejados. Graças à sua experiência e ao conhecimento que adquiriu no processo, Mike sugere 5 formas para alcançar o sucesso em qualquer trabalho.

1. Saiba que “Empregos de Sonho” não existem

Rowe afirma que a maioria das pessoas acha que para ter satisfação no trabalho tem que encontrar o emprego perfeito. “O que realmente estamos à procura é de um trabalho com significado e que valha a pena” e, assim que aceitar isso pode-se focar em encontrar algo que lhe dê não só o retorno financeiro que necessita mas também a possibilidade de estar envolvido nos projectos da organização.

Essencialmente, o truque não é perseguir o seu sonho mas sim encontrar o trabalho que o faça sentir-se realizado. Deste modo, o seu leque de opções fica maior.

2. Baixe as suas expectativas

Quantas mais opções existem mais as pessoas esperam encontrar um local perfeito. A maioria acredita que escolher o colega ou o emprego certo é o que o fará feliz.

Se as suas expectativas forem baixas desde o início, a probabilidade de ficar satisfeito aumenta. Segundo Rowe “A satisfação no trabalho nada tem a ver com o trabalho em si”.

Atenção que a sugestão não é que aceite condições precárias! O que Rowe sugere é que se questione se o que está à espera é que o emprego de sonho apareça ou se consegue encontrar algo recompensador naquilo que já faz.

3. Não vá pelo caminho mais fácil

Na perspectiva do apresentador, fazer aquilo que ninguém quer pode ser o seu bilhete para o sucesso: “voluntarie-se para o trabalho que ninguém quer realizar e sinta-se orgulhoso disso”.

Seja flexível com as ideias que tinha para si e “olhe à sua volta, veja o que toda a gente está a fazer e siga na direcção oposta”.

4. Reconheça o seu valor

Por muito que faça as outras pessoas podem nunca vir a reconhecer o seu esforço. Aprenda a apreciar e a celebrar tudo o que conseguiu alcançar e a dar valor ao seu talento, mesmo que não se sinta reconhecido por terceiros.

5. Dê o seu melhor, sempre!

Rowe aconselha a não utilizar “atalhos” para realizar tarefas. Deve sempre levar o seu trabalho a sério independentemente se o considera “importante” ou não. Para alcançar o sucesso deve abordar todas as tarefas de forma séria e realizá-las com excelência.

O verdadeiro segredo para o sucesso é que já não há segredos. Quem realmente assume as responsabilidade do seu desempenho é quem mais provavelmente vai alcançar o sucesso.