5 erros que acabam com a eficácia do recrutamento

Contratar bons funcionários, para além de ser crucial, pode também ser muito difícil. Para que uma empresa tenha sucesso, o mais importante é ter as pessoas ideais nos locais certos.

Por este motivo, empresas de todo o mundo gastam dinheiro, tempo e energia atrás dos candidatos adequados. Contudo, enquanto algumas organizações conseguem contratar pessoas inteligentes, competentes e motivadas de forma consistente, outras continuam a falhar no que diz respeito ao preenchimento das vagas.

Contudo, ao contrário do que se possa pensar, em muitos casos o problema não é externo (como poucos candidatos ou candidatos desadequados) mas sim da própria empresa.

Para contrariar este problema, cada empresa pode fazer certas alterações que permitam aumentar a probabilidade de encontrar candidatos qualificados. Para isso, primeiro é necessário identificar os erros. Com a ajuda do Personal Branding Blog indicamos-lhe 5 erros comuns que prejudicam a eficácia de um bom recrutamento.

1. Aguardar o candidato perfeito

Na maioria dos casos, não vai encontrar uma candidatura perfeita, com um currículo e uma carta de apresentação ideal. No entanto, as empresas passam horas a analisar candidaturas e a colocar de lado candidatos que não se enquadram em todos os requisitos exigidos.

Não seja tão rígido ao avaliar as competências e qualificações e foque-se mais na capacidade de aprender e de adaptação de cada candidato, na sua personalidade e no percurso profissional.

2. Anúncio mal redigido

Quando mais qualificado for o candidato mais atenção tem ao anúncio de emprego. Um anúncio apelativo e bem redigido deve incluir uma breve descrição da empresa e daquilo que faz. Se possível, deve também incluir testemunhos de outros colaboradores e elementos visuais (imagens, vídeos, etc).

Para além disso, deve incluir informação directamente relacionada com a vaga:

  • Responsabilidades diárias
  • Possibilidades de progressão
  • Benefícios da empresa
  • Experiência profissional/ Competências
  • Aquilo que a empresa oferece

3. Processo de recrutamento ineficaz

Em média, um processo de recrutamento não deve durar mais do que 6 semanas nem menos do que 3. Se os recrutadores demorarem muito tempo a preencher as vagas, têm tendência a ficar cansados e desmotivados e a encarar o processo com menos rigor.

Por outro lado, querer despachar o processo, sem reunir com os candidatos o número de vezes suficiente para os conhecer, pode levar a uma decisão impulsiva e, no futuro, mais dispendiosa.

4. Remuneração abaixo da média

Quando as empresas oferecem remunerações abaixo da média nesse sector, afastam os candidatos e podem causar insatisfação nos profissionais que contratam.

Para determinar o valor a oferecer, deve ter em conta a remuneração atual de outros funcionários da empresa e de outras empresas concorrentes, para cargos e funções semelhantes. Caso tenha intenção, ou necessite, oferecer uma remuneração inferior deve ser mais flexível relativamente às qualificações e competências do candidato.

5. Não divulgar bem a oferta

O trabalho de um recrutador é despertar o interesse dos candidatos para a oferta disponível e para trabalhar na empresa que está a recrutar.

Para tal, é necessário escrever um bom anúncio de emprego, com boas condições e divulga-lo nos canais adequados, para alcançar o maior número de candidatos possível.