IKEA, a home furnishings retailer, opened the doors of it new store in Centennial on Wednesday, July 27, 2011. It is a 415,000 square-foot store employs more than 400 coworkers. Employee Christina Torres pounds a noisemaker at the opening. Cyrus McCrimmon, The Denver Post

Depois do Lidl ter anunciado a subida do salário mínimo, é a vez da IKEA anunciar, em comunicado, que vai aumentar o ordenado base de entrada dos seus colaboradores a tempo inteiro para 600€ mensais – acima do estabelecido por lei.

Adicionalmente, a empresa sueca de decoração e imobiliário, decidiu também aumentar o salário dos seus colaboradores numa média de 2,38%.

Objectivo da Medida

No mesmo comunicado, Christiane Thomas, directora de retalho da IKEA Portugal, afirma que para a empresa “o desenvolvimento do negócio só faz sentido a par do desenvolvimento das nossas pessoas” e acrescenta que “os resultados que temos vindo a conquistar são fruto do excelente trabalho dos nossos 1500 colaboradores”.

Ao tomar esta decisão, o objectivo da IKEA é posicionar-se como um dos melhores empregadores globais.

Outros benefícios da empresa

Para além do aumento do salário mínimo, os colaborares têm direito a outros benefícios tais como o programa de fidelização TACK! – que contribui para os planos de pensão dos colaboradores, em que recebem um montante proporcional à horas de trabalho – e o One IKEA Bonus – programa baseado no cumprimento de objectivos.

Para além destas vantagens, os colaboradores têm ainda direito a um conjunto de benefícios sociais:

  • seguro de saúde e de vida;
  • cantina com preços reduzidos;
  • serviço médico nas lojas;
  • ajuda de nascimento e possibilidade de estender a licença de maternidade;
  • desconto para colaboradores em artigos da loja.