Se já foi demitido alguma vez, sabe a sensação de fracasso que isso provoca. Mas, antes de se culpar por isso, conheça a história de 5 famosos que foram demitidos antes do sucesso.

Mesmo que não tenha feito nada de errado, ser despedido é como se tivesse falhado. Mas, se foi demitido por justa causa, então a sensação de fracasso provavelmente será ainda mais intensa.

Mas saiba que algumas das pessoas mais bem-sucedidas do mundo perderam os seus empregos antes de se tornarem os nomes conhecidos que são hoje.

São eles os criadores dos nossos gadgets favoritos e de marcas conhecidas mundialmente, pessoas que causam um grande impacto na sociedade. Veja então 5 famosos que foram demitidos antes de atingirem o sucesso:

1. Steve Jobs

Nove anos depois de ter fundado a Apple, Steve Jobs foi expulso da sua própria empresa!

O fundador da Apple tinha acabado de completar 30 anos quando foi demitido, por desentendimentos.

E a partir daqui começa a aumentar o seu sucesso, fundou a Pixar Animation Studios e a NeXT, que mais tarde seria adquirida pela Apple. E assim, voltou como CEO da Apple e levou a empresa a patamares lucrativos sem precedentes.

2. Oprah Winfrey

Oprah Winfrey é hoje o sucesso que conhecemos, mas saiba que no início da sua carreira ela também foi despedida! E ainda lhe foi dito que ela era “inadequada para notícias televisivas”.

Depois disso, Oprah não parou – teve o seu programa, tornou-se produtora de programas e filmes, fundou uma empresa de meios e até o seu próprio canal de televisão, entre outras coisas.

Hoje, é considerada pela Forbes a afro-americana mais rica do século 20.

3. JK Rowling

A mulher que inventou Harry Potter já foi secretária – até perder o emprego por escrever ficção durante o horário de trabalho!

Depois disso, Rowling sobreviveu com assistência social e escrevia em cafés de Edimburgo. Até que o seu primeiro livro, “Harry Potter e a Pedra Filosofal”, foi vendido por 4 mil dólares.

Em 2000, os três primeiros livros da série Potter venderam 35 milhões de cópias em 35 idiomas e ganhou 480 milhões de dólares, atingindo assim o seu sucesso.

4. Walt Disney

Antes de aceitar que foi demitido devido às suas habilidades, lembre-se que vivemos num mundo em que Walt Disney foi demitido por não ser criativo o suficiente.

É verdade, estava nos seus 20 anos quando foi demitido. Posteriormente, abriu um negócio que acabou por falir. E apenas quando se mudou para Hollywood e fundou, com o seu irmão, a Disney Brothers Cartoon Studio , ele teve sucesso.

Hoje, a The Walt Disney Company é um negócio de 59 bilhões de dólares, que inclui parques temáticos, publicações, filmes e televisão.

5. Thomas Edison

Inventou a lâmpada elétrica, o telégrafo e uma das primeiras câmaras de cinema. Embora isto, foi descrito por um professor de infância como “estúpido de mais para aprender alguma coisa”.

Aos 12 anos começou a vender jornais. Fundou o seu jornal, que durou até que o seu laboratório improvisado arder e mais tarde, quando trabalhava para a Western Union e foi despedido.

Os maiores fracassos de Thomas Edison foram as sementes do seu sucesso! Testou mil protótipos antes de chegar ao projeto funcional para a lâmpada elétrica.

 

Então, ainda acha que deve pôr em causa as suas habilidades por ter sido despedido do seu emprego?

Estes 5 famosos que foram demitidos antes do sucesso, são a prova de que não o deve fazer.

Fonte: The Balance Careers