Os recrutadores Portugueses escolheram os 5 erros mais graves numa entrevista de emprego. A informação consta no Guia do Mercado Laboral, apresentado pela Hays, e conta com a resposta de centenas de empregadores portugueses.
Foi solicitado aos inquiridos que escolhessem os 5 piores erros que um candidato pode fazer numa entrevista de emprego. O resultado mostra que o negativismo é caminho certo para não ser escolhido!
Os erros mais graves em entrevistas de emprego:
1) Antipatia ou arrogância (cerca de 85% dos inquiridos assinalou esta opção):
Procure não demonstrar excesso de confiança, pois deixará a impressão errada junto do recrutador.
2) Comentários negativos em relação a anteriores chefias ou empregadores (cerca de 66% dos inquiridos assinalou esta opção):
Mesmo que a sua anterior empresa não fosse o local de trabalho ideal, evite mencionar este facto na entrevista de emprego. O empregador poderá pensar que vai causar mau ambiente, já que não tem problema em falar mal de colegas.
3) Incapacidade de descrever a experiência profissional (cerca de 62% dos inquiridos assinalou esta opção):
Conheça o seu curriculum vitae “de trás para a frente”. O recrutador não deve ficar com a ideia de que alguma da sua experiência é inventada.
4) Falta de pontualidade (cerca de 57% dos inquiridos assinalou esta opção):
Chegar atrasado ainda antes de começar a trabalhar é um mau prenúncio. O entrevistador pensará: “Vai chegar todos os dias atrasado à empresa?”.
5) Sobrevalorização das capacidades ou conhecimentos (cerca de 47% dos inquiridos assinalou esta opção):
Seja honesto… o entrevistador perceberá quando estiver a exagerar as suas competências.
Prepare-se para a entrevista de emprego e evite cometer um destes erros!