6 dicas para encurtar o seu Currículo

Mesmo que hoje em dia muitos currículos tenham uma primeira triagem feita por sistemas informáticos, conhecidos como ATS, é importante pensar em manter seu currículo curto para que, quando chegar às mãos do recrutador, não seja automaticamente eliminado por ser demasiado extenso.

Idealmente, um currículo deve ter uma página (no máximo duas) pois é difícil que um recrutador disponibilize mais tempo quando há dezenas, ou até centenas, de candidatos para a mesma vaga. Veja abaixo algumas dicas elaboradas pelo Work it Daily sobre como pode encurtar o seu Currículo e aumentar as suas hipóteses de ser chamado para entrevistas.

1. Aproveite as margens

É importante manter espaços em branco no currículo para que seja visualmente atractivo, mas não significa que precisa deixar margens de 3 cm. Ajustando para 2 cm (ou até mesmo 1,5 cm) terá mais espaço para incluir conteúdo importante.

2. Utilize as linhas de forma eficaz

Isto aplica-se às informações de contacto e a experiência de trabalho. Em vez de ter uma linha para o número de telefone, outra para o e-mail, uma para cada perfil nas redes sociais e para o portefólioonline, etc., coloque informações na mesma linha (por exemplo, o telefone e o e-mail).

No título do cargo exercido, em vez de colocá-lo seguido de outra linha para o seu período de emprego, utilize algo como: “Gerente Comercial, 08/2010 – Actual”.

3. Verifique as definições de parágrafo

O espaçamento entre linhas também pode fazer com que perca espaço precioso. Ajuste-o para economizar espaço

4. Evite tópicos extensos

Se não consegue manter a informação de um tópico em menos de duas linhas, então não deve estar por tópicos.

Os tópicos são utilizados para ajudar a destacar informações, então se ele é muito extenso, perde o seu poder de impacto. Se não for possível reduzir, mantenha a informação em forma de parágrafo.

5. Pergunte se é relevante

Os recrutadores querem (e procuram) informações relevantes para o cargo em questão. Então, pergunte a si próprio se todas as informações que tem em seu currículo são essenciais e importantes para o cargo ao qual se candidata.

Considere também o seu histórico de experiência. A maioria dos empregadores olha apenas para os últimos 10 a 15 anos de experiência, por isso seleccione o que é relevante para a função. Além de ganhar espaço e conseguir manter o seu Currículo com uma página, torna-o mais forte pois a mensagem não é diluída por informações irrelevantes.

6. Retire: “Referências disponíveis mediante solicitação”

Se utiliza o mesmo modelo de currículo há muito tempo, poderá ter alguma frase como “referências disponíveis mediante solicitação” ou até mesmo o contacto das referências na parte inferior. É normal que os recrutadores solicitem as referências durante o processo selectivo, antes de lhe oferecerem a vaga de emprego.

 

Lembre-se! O currículo é como um anúncio publicitário. Se não lê um anúncio de três páginas, o recrutador também não o fará com o seu CV. E mesmo que os sistemas informáticos (ATS) funcionem de forma diferente na triagem de candidatos, o principal é incluir apenas o que é relevante e da maneira mais sucinta.

 

Já conhece os nossos modelos de currículo? Clique aqui e faça o download gratuito.