Seja qual for o motivo, não ser ouvido no local de trabalho pode ser frustrante. Então, damos-lhe 6 dicas para que ouçam o que tem a dizer.
Por vezes, esta questão pode ser ainda mais complicada se houver um chefe oprimente ou se pertencer a uma minoria.
Mas, não pense que a culpa é sua por não ser ouvido no local de trabalho. Então, neste artigo damos-lhe algumas dicas do que pode fazer para transmitir as suas ideias e opiniões.
1. Aprenda a deixar de lado que gostem de si
Algumas pessoas têm necessidade que os outros gostem de si, mas isso não vai ajudar a progredir na carreira ou atingir os objetivos.
Quando diz algo no seu local de trabalho, principalmente se for uma minoria, há uma chance de pensarem que você não é simpático ou agradável.
2. Saiba exatamente o que vai dizer e quando
Sempre que possível, planeie o que vai dizer e como vai dizer com antecedência.
Ensaie em voz alta, isso vai ajudar a solidificar as palavras que quer usar e ajudar a ter confiança para dizer em voz alta novamente quando for preciso.
Além disso, pense no melhor momento para dizer o que quer.
3. Pense na sua linguagem
Diga as coisas claramente. Em vez de “eu acho” ou “eu sinto que”, vá direto ao ponto. Evite também palavras de preenchimento: “como” e “hum”. Quanto mais concisa for a sua mensagem, menos tempo precisará para prender a atenção das pessoas para que sua voz seja ouvida.
4. Tenha atenção a como passa a mensagem
As ações físicas também contam, como o contato visual, gestos e postura, bem como elementos vocais como volume, tom, ritmo e velocidade. Por exemplo, se você disser algo muito baixo ou com um tom inseguro, pode soar como se estivesse a pedir permissão, não exigindo ser ouvido.
5. Construa relacionamentos estratégicos
Se houver um colega cuja contribuição e opiniões são sempre respeitadas e com quem se sente confortável em partilhar as suas ideias, vale a pena estar próximo dele para que ele lhe dê apoio.
Pode ser um relacionamento contínuo ou pode pedir apoio em situações específicas, como reuniões ou apresentações, onde sabe que muitas vezes é difícil ser ouvido.
6. Construa confiança fora do trabalho
Há formas de construir confiança fora do local de trabalho, para que depois possa aplicar lá. Pode procurar grupos que o ajudem ou trabalhar com um coach de carreira.
Estas dicas podem ajudar a ser ouvido no seu local de trabalho, mas se isso é uma constante e nunca ouvem a sua opinião, talvez o melhor seja analisar se quer isso para si.
Fonte: The Muse
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