7 competências técnicas que deve aprender

Aprender nunca é demais! Se por um lado existem uma série de competências específicas que deve adquirir na sua profissão, também existem algumas competências técnicas que qualquer profissional deveria saber, de uma forma geral – independentemente do seu sector.

Estas competências técnicas, poderão ajudá-lo não só a evoluir no seu trabalho, como a facilitar a sua vida pessoal. Conheça aqui 7 exemplos de competências que deve aprender, sugeridas pelo The Muse.

1. Edição de Imagem

Como provavelmente sabe, o Photoshop é uma poderosa ferramenta utilizada por designers, fotógrafos, marketeers e editores de conteúdos, para manipular imagens que vemos diariamente.

Aprender os princípios básicos de edição de imagem podem ajudá-lo a criar novas imagens para utilizar nas redes sociais, na divulgação de produtos, serviços ou eventos, ou em outras coisas do seu dia-a-dia.

2. Email Marketing

Gostava de conseguir criar mensagens que as pessoas realmente queiram receber? O Email Marketing é uma das formas mais eficientes e baratas para as empresas alcançarem clientes.

Saber criar e enviar campanhas pode ser uma mais-valia tanto na sua vida pessoal e profissional, independentemente da sua área.

3. Web Analytics

Atualmente, praticamente todas as empresas (ou pessoas) têm uma página web – ou então deveriam ter. No entanto, ter uma presença online não é suficiente para progredir.

Hoje em dia é essencial que conheça o tráfego do seu site: quantos visitantes têm, onde clicam, quanto tempo passam no site, de onde são, etc. Com esta informação consegue criar conteúdos mais adaptados ao seu público e aumentar a taxa de recorrência.

4. Gestão de conteúdos

Aprenda a trabalhar com blogs, criação de artigos e criação e inserção de imagens, vídeos e outros conteúdos.

Esta competência é importante para divulgar conteúdos profissionais (e pessoais) de formas mais apelativas e de modo a alcançar um maior número de pessoas.

5. Gestão de Redes Sociais

Nos dias de hoje é importante que as empresas estejam disponíveis e com uma forte presença nas Redes Sociais para se manterem em contacto com os clientes e criarem uma relação de fidelidade. Aprenda a planear, criar e agendar publicações de forma organizada e torne a sua marca mais eficiente. Poderá utilizar ferramentas como o Hootsuite ou o PowerEditor do Facebook.

6. Programação

Não precisa de aspirar a uma carreira em Tecnologias de Informação para beneficiar de alguns conhecimentos de programação. Ao aprender os princípios básicos irá entender mais facilmente como algumas ferramentas simples funcionam e será capaz de completar algumas tarefas sem necessitar de pedir auxílio.

Esta competência também será útil para, por exemplo, criar campanhas de Email Marketing mais apelativas.

7. Gestão de Projectos

Conseguir acompanhar as tarefas necessárias, os agendamentos e a sua realização é crucial em qualquer profissão (e na vida pessoal).

Procura ferramentas que o ajudem a organizar e a gerir projectos, sem perder noção do que acontece à sua volta. Se tiver tudo planeado, a sua eficácia e eficiência irão aumentar.