Sabe o que acontece quando os colaboradores não estão felizes no seu emprego? Despedem-se de forma criativa e deixam todos “de boca aberta”. Conheça aqui 7 pessoas para quem uma simples carta de demissão não foi suficiente.

1. Através de um vídeo a dançar

Os seus supervisores só se preocupavam com a quantidade de pessoas que via os vídeos produzidos. Por isso, Marina Shifrin era obrigada a trabalhar até meio da noite e pôr de parte os seus relacionamentos pessoais. Decidiu, então, que lhes daria um vídeo com muitas visualizações – o da sua demissão.

Com mais de 18.000.000 de views no YouTube, esta dança de demissão ganhou exposição por todo o mundo e até teve direito a resposta – os ex-patrões fizeram um vídeo (praticamente igual) a dizer que havia uma nova vaga na empresa.

2. Através de um artigo no Jornal

despediram do emprego através de carta no jornal

Por norma, envia-se a carta de demissão para os Recursos Humanos. Greg Smith discorda desta política- preferiu enviá-la para o jornal The New York Times.

A cultura empresarial da Goldman Sachs, gigante financeiro multinacional, estava a ficar tóxica. Para expor a mentalidade capitalista e espírito ultra-competitivo que se vivia na empresa, Greg escreveu mais de 1300 palavras a explicar porque se estava a demitir.

3. Desaparecendo como D. Sebastião

despedir do emprego a saltar do avião

Já alguma vez sonhou em simplesmente sair do trabalho a meio do dia e nunca mais voltar?

Um assistente de bordo da Jetblue levou esta ideia mais longe: depois de aterrar num aeroporto, desatou a dizer palavrões ao microfone, pegou numas cervejas e lançou-se pelo escorrega de emergência. Depois desse dia, Steven Slater nunca mais foi visto no trabalho.

4. Incitando a empresa a despedi-lo do emprego

despediram-se do emprego

O programa do Conan O’Brien no canal NBC estava a perder espectadores. Conan sabia que eventualmente ia receber “A chamada”… por isso decidiu instigar a produtora para despachar o despedimento.

Entre os vários actos de loucura saudável que cometeu, O’Brien pôs orelhas de rato no carro mais caro do mundo (Bugatti Veyronn) e pôs a sua banda a tocar uma música dos Beatles, o que custou à empresa meio milhão de dólares.

Ao que parece, o apresentador de cabelo ruivo conseguiu sair da NBC com uma boa indemnização.

5. Através do Twitter

despediu-se do emprego através do twitter

Para quê ter uma pequena reunião com os colegas quando se pode anunciar a todo o mundo que se vai demitir?

Jonathan Schwartz decidiu escrever um pequeno Haiku (poema de 3 linhas estilo japonês) no Twitter, para mostrar que ia deixar de trabalhar na Sun Microsystems. A empresa é que não ficou muito contente com a declaração pouco “amigável” do CEO.

6. De uma forma muito doce

demitiram-se do emprego com um bolo

Chris Holmes despediu-se, não por estar descontente com a empresa, mas porque se queria dedicar ao seu próprio negócio, e aproveitou a ocasião para o dar a conhecer:

“À direcção,

Hoje faço 31 anos e, tendo sido pai recentemente, apercebi-me quão preciosa é a vida, e quão importante é trabalhar naquilo que me faz a mim, e aos outros, felizes.

Por esse motivo, venho por este meio apresentar a minha carta de demissão, para que possa devotar o meu tempo e energia à família e ao meu negócio de bolos decorados, que tem vindo a crescer nos últimos anos.

Desejo à empresa e aos meus colegas tudo de bom para o futuro e lembro-vos que, se gostarem deste bolo, podem encomendar um semelhante em www.mrcake.co.uk.

Sinceramente, Chris Holmes”

 

7. Através de um jogo de computador

super mario brothers despedir do emprego

Jarred Woods, um designer da 2K Australia usou as suas competências sabiamente, ao recriar o jogo do Super Mario Brothers para se despedir do emprego.

O jogo é controlado com as setas do teclado, e de cada vez que o Super Mario atinge um objecto ou objectivo, aparece a mensagem “I Quit (Eu despeço-me!)”.

Woods não estava chateado com as chefias, mas isso não o impediu de sair com estilo.

Fonte: Careerealism e Maxim