como enfrentar segunda feira

As manhãs de segunda-feira, especialmente depois de um longo fim de semana, são muitas vezes um enorme obstáculo mental que pode atrapalhar o seu trabalho, opinião que partilhamos com Peter Gasca.

Para além destas 10 dicas para começar a semana com o pé direito, felizmente existem alguns rituais para o ajudar a começar bem a semana:

  1. Planeie a sua semana no domingo

Se esperar até segunda-feira de manhã para planear e programar a sua semana, algo pode correr mal. Ao chegar ao trabalho, já tem coisas para fazer (telefonemas, emails, etc.) e vai ser mais difícil programar a sua agenda.

Portanto, o melhor é planear a sua semana no domingo à noite, quando tudo está mais calmo e tem tempo e espaço para se concentrar.

  1. Crie uma rotina matinal

Sair da cama alguns minutos mais cedo, em vez de deixar o despertador ir tocando várias vezes, traz enormes benefícios para o seu bem-estar físico e mental. Se puder, tente levantar-se mais cedo e dar um passeio rápido junto à sua casa.

  1. Seleccione emails

A sua caixa de emails pode ser extremamente intimidante à segunda-feira de manhã, cheia de mensagens não lidas do fim de semana e algumas da semana anterior ou de sexta-feira, o que o faz sentir mal logo no início do dia.

Não se ponha a ler todos os emails. Veja o que realmente é trabalho e importante. O resto ponha numa pasta à parte ou elimine-os.

De seguida veja quais são aqueles aos quais tem que responder imediatamente e comece o seu trabalho por aí.

Veja também como 7 minutos vão mudar o seu dia de trabalho.

  1. Converse com um amigo

Na segunda-feira, tire cinco ou 10 minutos para ligar a um amigo com quem possa conversar sobre assuntos fora do trabalho. Essas conversas muitas vezes dão-nos mais força e geralmente terminam com um sorriso, o que ajuda as duas pessoas a começar bem a semana.

  1. Faça uma lista

Além de ter a sua lista de afazeres, tire um minuto para escrever pelo menos cinco coisas pelas quais está grato. Isso vai dar-lhe uma perspectiva da sua vida e vai fazê-lo sentir emoções positivas, como felicidade, optimismo, e auto-estima.

  1. Seja generoso

Para ajudar a aliviar o stress do início da semana, tenha um acto de bondade pela manhã, como dar um elogio a um estranho ou deixar uma mensagem simpática a um colega. Isso fará com que o seu dia seja um pouco melhor.

  1. Procure inspiração

Veja ou leia algo que lhe dê inspiração para a semana. Leia citações que o animem, um artigo no seu jornal ou revista preferidos ou veja um vídeo do TED. Enfim, algo que anime o seu dia. Isto vai dar-lhe o impulso extra que precisa para começar a sua segunda-feira.