Saber que vai receber reembolso do IRS é sempre uma boa notícia, mas e que tal fazer um investimento consciente?

Então, antes de gastar o reembolso de forma impulsiva, considere algumas formas de aplicar esse dinheiro para melhorar a sua saúde financeira a longo prazo. Veja estas dicas para o fazer:

1. Criar ou reforçar o fundo de emergência

Se ainda não tem um fundo de emergência, ou se o que tem é insuficiente, use o reembolso para isso.

Garanta que tem o suficiente para pelo menos seis meses de despesas fixas, protegendo-se de imprevistos e despesas inesperadas.

2. Amortizar créditos

Pague dívidas com juros altos, como cartões de crédito ou créditos pessoais. Isto permite-lhe reduzir os encargos mensais e a quantidade total de juros pagos no futuro.

3. Poupar para a reforma

Invista num Plano Poupança Reforma (PPR) e garanta uma maior segurança financeira na sua reforma.

4. Investir em Certificados de Aforro ou do Tesouro

Investir nestes produtos, que apresentam uma remuneração atrativa com capital garantido, permite obter juros superiores aos dos depósitos a prazo tradicionais.

5. Melhorar a eficiência energética da sua casa

Fazer melhorias na sua habitação, como painéis solares ou eletrodomésticos mais eficientes, pode reduzir as despesas fixas mensais, aumentando a poupança a longo prazo.

6. Apostar na formação e qualificação

Utilize o seu reembolso do IRS para investir em formação, seja para si ou para os seus filhos. Isso pode resultar em melhores oportunidades de emprego e salários no futuro.

7. Objetivos financeiros específicos

Use o reembolso para atingir metas pessoais, como uma entrada para comprar casa, começar um negócio ou até para fazer aquela viagem há muito desejada.

 

Há várias formas de investir o reembolso do IRS, de forma consciente e que seja benéfico a longo prazo.

Fonte: Contas Connosco