A gestão de conflitos no trabalho é bastante importante para que os problemas existentes não saiam do controlo e afetem o desempenho das equipas.

Estudos revelam que 40% dos trabalhadores portugueses já experienciaram algum tipo de conflito no trabalho.

Além da queda de produtividade e dos custos associados para as empresas, os conflitos no trabalho contribuem para o stress e insatisfação dos trabalhadores, baixa moral, baixo desempenho e altas taxas de rotatividade e absentismo.

Mas, há estratégias que ajudam a lidar com a gestão de conflitos no trabalho.

7 estratégias para lidar com a gestão de conflitos no trabalho

O primeiro passo para qualquer gestão de conflitos começa com a comunicação. É essencial aprender a ouvir e comunicar da forma adequada.

1. Ouça todos os envolvidos de forma imparcial

A gestão de conflitos começa com a identificação do problema. Então, investigue a origem do conflito e ouça todas as partes envolvidas.

Converse de forma individual com cada uma das partes envolvidas e procure saber quem está envolvido, qual o cerne do problema e quais as possíveis causas.

Foque-se nos factos e atente a contradições, semelhanças e diferenças de ponto de vista. Desta forma, terá informação suficiente para saber como proceder em diante.

É importante manter-se imparcial, não fazer críticas ou advertências e interrupções.

2. Promova um diálogo construtivo desde o início

Depois de saber qual o problema, abra as portas para um diálogo construtivo entre todas as partes, incentive a uma conversa franca e assertiva.

Deixe que ambos os lados expressem os seus sentimentos e pontos de vista, mas sem deixarem de se ater a fatos e procurarem soluções positivas.

Ao mesmo tempo, promova uma comunicação positiva, clara e direta na empresa. Isto pode ajudar a clarificar rumores e pode resolver ou evitar conflitos.

3. Defina de forma clara papéis e responsabilidades

Muitos dos conflitos no trabalho ocorrem quando os elementos de uma equipa não estão certos das responsabilidades de cada um e não aceitam a atribuição de certas tarefas.

Por isso, é importante clarificar quais as funções de cada colaborador, os prazos e a forma de completar as tarefas e garantir que todos percebem de que modo cada um contribui para o objetivo geral da organização.

Outro aspeto também relevante na gestão de conflitos é a definição da política da empresa. Esclareça desde o princípio a estrutura da equipa e hierarquia para evitar ambiguidades que levem a conflitos.

4. Use empatia na gestão do conflito

Antes de julgar se o conflito foi provocado por ego, desorganização, preguiça ou outro motivo, procure colocar-se no lugar do outro.

Talvez o motivo do conflito seja uma mera banalidade ou a acumulação de pequenos desentendimentos, mas é preciso compreender que cada um reage de acordo com a sua personalidade e necessidades.

Esses colaboradores podem estar com problemas pessoais que afetem o trabalho. Ajude-os ao dar o seu apoio no momento em que a pessoa precisa de se acalmar, ou ofereça uma folga.

5. Foque-se em soluções e não em culpa

Mais importante que identificar os responsáveis pelo conflito, é focar-se na resolução do problema.

Antes de apontar o dedo a alguém, incentive a descoberta e proposta de soluções para resolver o conflito, seja através de conversas, workshops, team building ou reorganizações estruturais.

Deixe que sejam os colaboradores a chegar às soluções por si próprios. Então, ofereça as condições ideais para um diálogo produtivo e incentive o crescimento e autonomia dos trabalhadores.

6. Não deixe nenhuma questão por resolver

Um conflito que se deixe por resolver, só se vai tornar maior.

Para evitar isso, tente solucionar os focos de conflitos logo no início e não deixe nenhuma questão por resolver.

7. Crie um ambiente de trabalho positivo

Para evitar conflitos no trabalho é essencial promover um ambiente de trabalho saudável, onde todos sintam que estão a trabalhar para os mesmos objetivos e podem comunicar abertamente as suas dificuldades, opiniões e receios.

Então, aceite feedbacks, realize o onboarding de novos funcionários, para garantir uma integração fácil, ofereça workshops de comunicação e proponha brainstormings para ajudar a compreender os problemas e a encontrar novas soluções em conjunto.

 

A gestão de conflitos no trabalho é importante e por isso as empresas devem antecipar um sistema de gestão de conflitos, no qual valorizem a colaboração, respeito mútuo e pertença.

Todos os trabalhadores devem sentir-se igualmente integrados, valorizados e com as mesmas oportunidades.

Fonte: Bolsa de Empregabilidade