Quer saber como evitar a rotatividade de pessoal e melhorar a retenção de talento?
Um trabalhador feliz fica mais tempo na empresa e é mais produtivo. Esta é a conclusão de diversos estudos sobre Recursos Humanos e é por isso que as empresas estão cada vez mais focadas no bem-estar dos seus trabalhadores.
Então, é importante focar-se em ouvir, comunicar, motivar e ter empatia. E porque deve ter em atenção a retenção de talento?
- Cada funcionário que sai representa um custo para a empresa, seja em tempo, adaptação e treino investidos, ou na burocracia e despesas derivadas do processo seletivo e do novo contrato;
- Uma elevada rotatividade de trabalhadores impede a sua coesão e afeta a motivação geral da equipa;
- Quando novos trabalhadores ingressam, é necessário um período de adaptação em que a produtividade cai – logicamente – tanto no novo funcionário como nos restantes. As equipes tendem a assumir mais responsabilidades, gerando conflitos e frustração.
7 estratégias para a retenção de talento
Então, com base em diversos estudos, chega-se à conclusão das estratégias que pode adotar para ter retenção de talento:
1. Bom salário e incentivar o desenvolvimento profissional
Reter funcionários por mais tempo, envolve oferecer um salário com o qual eles se sintam confortáveis e valorizados.
O salário é um fator importante para a mudança de emprego nas mesmas funções e em empresas semelhantes.
Então, deve ser oferecido um aumento salarial progressivo à medida que o trabalhador cresce na empresa. Bónus ou extras são outra estratégia que ajuda a evitar a estagnação e promove a produtividade.
Por outro lado, também pode implementar programas de desenvolvimento profissional e formação contínua para que os trabalhadores possam adquirir novas competências e progridam na carreira dentro da empresa.
2. Manter uma cultura empresarial forte
Uma cultura empresarial positiva faz com que os funcionários se conectem com os seus valores e se sintam mais identificados com a empresa.
Assim, a visão e a missão da empresa devem estar alinhadas com uma série de princípios que podem ser colaborativos.
Algumas ideias para manter uma cultura empresarial sólida são fortalecer a colaboração da equipa em atividades internas e externas, recompensar o esforço e o envolvimento, fortalecer o Código de Ética, criar canais de comunicação seguros em caso de reclamações e manter a escuta ativa em tudo.
3. Aplique a transparência
A comunicação clara e direta dará confiança e esse é um dos pilares básicos da relação empresa-funcionário.
Reuniões abertas e transparentes com os trabalhadores, individualmente ou em grupo, são fundamentais.
Também é fundamental receber feedback, saber o que eles precisam, o que a empresa pode fazer por eles, quais são os pontos críticos dos fluxos de trabalho, como melhorar as condições, entre outros. E, por fim, resolver.
4. Aposte na flexibilidade e na conciliação
Hoje em dia, uma boa cultura empresarial está alinhada com a flexibilidade, que permita ao colaborador conciliar o trabalho e a vida pessoal.
Então, uma boa estratégia é oferecer um horário flexível, com amplos períodos de início e fim, com possibilidade de escolha livre de férias, folga de aniversário, entre outros.
O tele-trabalho tem de ser uma opção, pelo menos em formato híbrido, a menos que o tipo de empresa ou produção não permita.
5. Implementar programas de bem-estar
Apoiar a saúde física e mental dos colaboradores através de programas de bem-estar está a tornar-se quase uma obrigação para as “boas” empresas.
Este tipo de serviços pode ser muito diversificado, apostando do corpo e na mente, como aulas de ioga, inscou na mente com métodos de relaxamento, coaching, gestão do stress, entre outros.
6. Ofereça descontos
Porque fazer parte da sua empresa tem vantagens que trabalhar noutro local não tem, ofereça descontos interessantes aos colaboradores nos seus produtos ou serviços.
Há setores em que esta estratégia é mais fácil do que noutros, mas com um pouco de imaginação e algumas parcerias com outras marcas, saberá recompensar os seus trabalhadores.
7. Perca o medo da personalização
Se queremos uma empresa mais humana e amiga, que zela pelos seus trabalhadores, devemos optar pela personalização.
Da mesma forma que adaptamos o salário ou o horário, por que não adaptamos as oportunidades com base nas qualidades de cada pessoa? Analisar cada caso e ouvir o colaborador, dá a possibilidade de modificar funções que se tornam obsoletas, adaptar cargos específicos ou criar novos.
A chave para a retenção de talento é saber o que leva os funcionários a querer mudar de emprego e quais são as suas preocupações mais importantes.
Fonte: Infojobs