candidatos a emprego

Alguns candidatos sabem destacar-se pela positiva e impressionar os recrutadores. O que lhes garante sucesso são os seus hábitos, entre os quais:

1. Renovar os conhecimentos e ganhar novas competências

Estes candidatos não se deixam estagnar. Aproveitam o tempo livre para ingressar em cursos e workshops, esforçando-se para ganhar novas competências. Quando vêem uma oportunidade, tentam moldar o seu perfil. Por exemplo, sabendo que Tecnologias da Informação é a área com maior saída profissional, optam por aprender competências específicas da mesma.

Uma forma fácil de se manter actualizado é seguir as publicações e sites específicos da sua indústria.

2. Expandir e dinamizar a rede de networking

Adicionar novos contactos profissionais e fomentar a relação com os que já existem é prática comum nos candidatos bem sucedidos. Eles sabem que os membros da sua rede de networking podem ajudá-los a conseguir um emprego ou, posteriormente, a ter sucesso nos seus negócios.

Siga o seu exemplo e construa relações profissionais sólidas.

3. Utilizar as redes sociais para seu proveito

O LinkedIn realizou um estudo onde comprova que os candidatos mais bem-sucedidos são os que:

  • Listam 5 ou mais competências no perfil do LinkedIn,
  • Seguem as empresas onde gostariam de trabalhar,
  • Recebem referências por parte de ex-colegas.

Sugerimos que utilize as redes sociais também para perceber como é a cultura empresarial e os produtos/serviços oferecidos pela empresa.

4. Ter uma fotografia profissional

Embora não a deva colocar no currículo (excepto quando é pedido pelo empregador), é importante que a foto de perfil das suas redes sociais seja profissional.

Os candidatos bem sucedidos seguem um conjunto de regras para garantir que passam uma imagem profissional:

  • Não utilizam fotografias em ambiente de praia/festa/outros ambientes pouco profissionais nem cortam a sua cara de uma fotografia com outras pessoas;
  • Utilizam uma foto da cabeça aos ombros (como a foto tipo-passe);
  • A roupa que utilizam na fotografia está de acordo com o tipo de vestuário utilizado por profissionais do emprego a que se candidatam;
  • Transmitem a atitude que o recrutador está à procura para aquela posição: tanto pode ser simpatia, sociabilidade e confiança, como seriedade e honestidade.

5. Estar presente em grupos de profissionais

O LinkedIn e o Facebook têm vários grupos destinados a profissionais das mais variadas áreas. Dê-se a conhecer através dos mesmos e demonstre que é um especialista na matéria.

Em alguns dos casos os membros do grupo podem publicar anúncios de emprego que nunca chegaram a estar nos portais de recrutamento. Assim, os bons candidatos estão sempre alerta para novidades vindas destes grupos.

6. Fazer uma pesquisa completa sobre a empresa a que se candidatam

O que os candidatos bem sucedidos fazem, que as empresas valorizam bastante, é aprender tudo o que for possível sobre a empresa.

Quais os produtos que vendem? Quem é a concorrência? Qual o modelo de negócio? Como é a cultura empresarial? A resposta a estas perguntas ajuda os candidatos a mostrar que se adequam à empresa. Siga o seu exemplo.

7. Construir uma candidatura personalizada

Estes candidatos aproveitam as informações recolhidas para escrever o curriculum vitae e a carta de motivação. Nestes documentos mostram as suas competências mais relevantes para a função e a forma como se integrariam na empresa.

Produza um documento de CV visualmente apelativo para se destacar dos demais candidatos.

8. Reservar tempo para ganhar motivação

Uma pequena conversa motivadora pode fazer a diferença quando for a uma entrevista de emprego.

Faça como os candidatos bem sucedidos e reserve uma parte do dia para se concentrar nos objectivos futuros e aumentar a sua auto-confiança.