Quando enviamos uma candidatura, muitas vezes não sabemos a quem nos estamos a dirigir. Então, se não tiver um nome ou cargo a quem se dirigir, saiba algumas maneiras de endereçar a sua carta de apresentação.
“A quem possa interessar” nunca é uma boa forma de endereçar a sua carta. Além de parecer antiquado, mostra preguiça, apatia ou falta de desenvoltura. Nada disto o ajudará a conseguir o trabalho.
Conheça então algumas alternativas para usar a próxima vez, o The Muse enumera 7 maneiras de endereçar a sua carta de apresentação, que nós mostramos-lhe agora:
1. Caro… / Olá… (nome da pessoa a quem se dirige)
A melhor coisa que pode fazer é descobrir a quem deve dirigir a sua carta de apresentação, que será o seu potencial futuro chefe.
Por vezes é fácil, por exemplo, se o anúncio disser algo como “a reportar ao editor-chefe”, pode investigar quem é o editor-chefe (na página da empresa pode conseguir) e dirigir a carta a ele.
Mas se não for assim tão claro, investigue quem será a pessoa a que se deve dirigir.
Enquanto faz a pesquisa da empresa, tente avaliar o quão formal é a cultura para determinar se:
- Começará com “Caro” ou “Olá” (ou mesmo nenhum deles e iniciar com o nome);
- Deve usar títulos honoríficos (Sr., Sra., Dr., Prof., etc);
- Deve usar um nome completo ou apenas o primeiro nome.
Se não tiver a certeza, provavelmente desejará ser mais formal, mas certifique-se de não errar acidentalmente o género de alguém com o título honorífico errado (se não puder confirmá-lo 100%, abandone qualquer linguagem de género e apenas use o nome).
2. Prezado (nome do chefe do departamento ao qual se candidata)
Se fez um esforço para descobrir quem seria o seu futuro chefe e não obteve nenhuma resposta, não entre em pânico. Nem sempre é possível encontrar essas informações.
No entanto, ainda pode enviar a carta de apresentação dirigida a uma pessoa específica, escolhendo o chefe do departamento ao qual a função de enquadra.
3. Prezado (nome do departamento ao qual se candidata)
Na mesma linha do anterior, se você não conseguir encontrar o nome do chefe do departamento, pode ir em frente e enviar a sua carta à equipa ou departamento.
Por exemplo, pode dizer “Prezado departamento de vendas” ou “Olá equipa de produto”.
4. Caro (nome do recrutador)
Se está determinado a escrever para uma pessoa específica, mas desistiu de encontrar o gerente ou chefe do departamento, ainda há esperança!
Concentre-se no recrutador ou no chefe ou especialista de recrutamento, poderá enviar a carta para eles. Afinal, eles serão os provavelmente os primeiros a ler e decidir se você passa à próxima etapa.
5. Prezado (o que a empresa chame: equipa ou departamento de recrutamento)
Se não consegue descobrir a quem se dirigir, então descubra como é que a empresa chama, para se poder dirigir como “Prezado Departamento de Recrutamento” ou “Prezada Equipa de Aquisição de Talentos”.
6. Caro Recrutador / Gerente de Contratação
Outra opção é endereçar a sua carta de uma forma mais genérica ao recrutador ou gerente de contratação, usando esses mesmo títulos.
7. Prezado (função para a qual de candidata), comité de pesquisa / gerente de contratação / equipa de contratação
Mesmo assim, pode ser um pouco mais específico, incorporando a função para a qual se candidata na saudação. Então, pode dizer por exemplo “Prezado comité de seleção de executivos de contas”.
No mínimo, você está a mostrar que sabe a que cargo se está a candidatar e que ajustou a sua candidatura.
O seu objetivo final ao escrever uma carta de apresentação é chegar à próxima etapa do processo de contratação. Lembre-se que tem de impressionar as pessoas, então deve tratá-los pelos nomes, funções, equipas, departamentos e comités.