Os CVs criativos podem fazer a diferença entre os candidatos conseguirem o emprego que desejam ou serem “apenas mais uma pessoa” que respondeu ao anúncio de emprego.

Os portugueses já começaram a utilizar a sua criatividade e competências para se destacar no mercado de trabalho. Grande parte do sucesso destes candidatos vem da partilha dos seus CVs através da internet. Conheça aqui alguns exemplos.

CVs criativos de portugueses:

Jogo do Quem é Quem

curriculum vitae criativo Orlando Andrade Quem é Quem

O Orlando Andrade é um Copywriter e a criatividade corre-lhe nas veias. Para mostrar às empresas que ele é a pessoa que procuram, fez um vídeo onde utiliza o jogo Quem é Quem. O vídeo começa com o tabuleiro cheio de “caras conhecidas” como Jorge Jesus, David Ogilvy (muito conhecido na Publicidade – área onde o Orlando quer trabalhar), Passos Coelho e Tony Carreira. São feitas perguntas como “Procura uma pessoa?”, “Que tenha boas ideias?”, “Criativo e Inovador?”, entre outras. Ao mesmo tempo, o Orlando vai baixando as peças das personalidades que não reúnem as competências que as agências de publicidade procuram.

No fim, só resta uma peça: a do Orlando.

Este curriculum vitae demonstra criatividade, facilidade de comunicação e competências ao nível de design. Veja o vídeo aqui.

 

Website 360º

curriculum vitae criativo Nelson Chantre website

O Nelson Chantre quer trabalhar na indústria cinematográfica e de videojogos. Para mais facilmente encontrar emprego, criou um website onde expõe as suas competências. O avião foi desenhado por si, e modelado através de um programa informático, que lhe permite dar um aspecto 3D.

Este candidato também inclui uma lista dos seus Hobbies que estão relacionados com a profissão, demonstrando a sua personalidade e gosto pela área. Por fim, o Nelson permite a visualização dos seus principais projectos, dividindo o seu portfólio em Design, trabalhos em 3D e Showreel de vídeo.

Veja este CV criativo aqui.

 

faCVook

CVs criativos Ruben Baía faCVook completo

CVs criativos Ruben Baía faCVook completo

Olhando para o CV do Rúben Baía podemos ver que tem uma grande paixão pelo Facebook. Este candidato construiu um currículo inspirado na rede social, com um design apelativo e que demonstra personalidade.

Rapidamente podemos ver onde é que o Rúben estudou e trabalhou, bem como os contactos a utilizar para agendar uma entrevista de emprego. As empresas que receberem esta candidatura perceberão de imediato que o marketing nas redes sociais é a especialização do Rúben, sendo fácil de determinar se ele seria um bom fit para a função.

Por norma, não aconselhamos a utilização de referências no CV, mas neste caso consideramos que fazem sentido, e estão em linha com todo o design (aparecem como se fossem publicações de amigos no mural do Facebook).

 

CV over Wheels

Ivo Rainha, profissional de comunicação, já tinha um curriculum vitae fora do comum… mas quis levá-lo mais longe. Por isso, em conjunto com a Get Green (aluguer de bicicletas), criou o conceito de “CV sobre rodas”. Passeou pela sua cidade natal, Guimarães, dando a conhecer a sua experiência e competências aos milhares de vimaranenses. Ao mesmo tempo, gravou um vídeo para poder enviar a possíveis recrutadores. A experiência fez com que recebesse telefonemas de empresas logo na primeira semana.

 

 

Erreopoly

curriculum vitae criativo Rui PSA Monopólio

 

O “Erre” é de Rui e também está presente numa página de Facebook e num Blog.

Este candidato optou por adaptar um jogo conhecido por todos, para passar a mensagem de que procura emprego. Duma adaptação do Monopólio, surgiu o Erreopólio. Ao filmar todas as “casas” do jogo, o Rui Antunes mostrou o seu percurso educativo e profissional.

As casas que mais se destacam demonstram as principais competências do candidato e os seus empregos mais importantes. Os cantos convidam à acção: “vai para a agência”, “tem uma ideia brilhante”, entre outros.

Mas o jogo não se fica por aqui. O Rui também criou as tradicionais cartas, mas substituiu-as por cartas de “Like” e “Tweet” para demonstrar a sua experiência com redes sociais.

O vídeo termina com os seus contactos, convidando os empregadores a telefonarem-lhe para agendar uma entrevista.

Veja o vídeo aqui.

 

Currículo Doce

curriculum vitae criativo Patrícia Cordeiro Chocolate

 

Podia ser trabalho de um designer, mas não é! A Patrícia Cordeiro licenciou-se em Biotecnologia e procura trabalho na área. Depois de enviar vários curriculum vitaes “tradicionais” e não ter resposta positiva, decidiu inovar.

Criou um embrulho para tablete de chocolate e enviou dezenas de “cópias” do seu CV através do correio.

Em vez da informação nutricional, a Patrícia colocou a sua formação académica e experiência, de forma sucinta e fácil de compreender. Os contactos também estão claramente visíveis e existe um link para o LinkedIn da candidata.

Veja aqui o vídeo.

 

Magia

curriculum vitae criativo Ricardo Vilas Boas Mágico

O Ricardo Vilas Boas aproveitou o seu hobby preferido para se destacar dos outros candidatos. Enquanto faz truques de “magia” com cartas, o Ricardo vai explicando o seu percurso académico e profissional.

Através de desenhos que fez nas cartas, mostra o tipo de trabalho que procura, bem como as suas principais competências. O vídeo termina com o candidato a dar os seus contactos.

A qualidade do vídeo poderia ser melhor, mas o candidato ganha pontos por ter um dos CVs criativos mais originais. Veja aqui o vídeo.

 

Desenhando o Facebook

curriculum vitae criativo Sofia Mesquita Colagens

O Facebook é uma das melhores ferramentas de comunicação actuais. Por isso, não é surpreendente que mais do que um candidato o escolham como base para a sua criatividade.

A Sofia Mesquita está a tirar um Mestrado em  Comunicação Estratégica e, quando já pensava em emigrar, teve a ideia de fazer um vídeo onde mostrasse o seu CV de forma criativa. Optou por utilizar os seus dotes de desenho para criar o seu perfil de Facebook com papel, canetas e cola.

Todas as informações que colocaria num CV tradicional (estudos, experiência profissional, gostos pessoais, hobbies…) desenhou, recortou, colou e pintou numa folha de papel gigante.

No final do vídeo, a Sofia escreve um “estado” do Facebook onde indica que está à procura de emprego. E sabe que mais? Já o conseguiu.

Veja o vídeo aqui.

 

Veja também estes exemplos de candidaturas criativas.