carta de apresentação

A carta de apresentação é o seu primeiro contacto com o potencial empregador. Antes de ler o seu currículo, ou ver os projectos que constam no seu portefólio, o recrutador avalia-o através da sua nota introdutória. Por isso, a mesma deve cumprir dois objectivos: fazer com que o empregador fique curioso para ler o seu CV e fazê-lo pegar no telefone para agendar uma entrevista de emprego.

Como pode mostrar o seu valor de forma breve e interessante na carta de apresentação?

1. Adicione informação sobre a sua experiência profissional

Muito resumidamente, mostre ao empregador o tipo de empresas em que costuma trabalhar e qual a sua experiência. Não reproduza o CV: não é necessário uma lista exaustiva de todas as empresas em que trabalhou. Pode mencionar quais os seus feitos mais importantes e o tipo de trabalho que mais o satisfaz.

2. Inclua uma descrição de trabalho semelhante que tenha feito

Prove ao recrutador que está pronto para entrar em funções. Se tiver experiência numa empresa semelhante ou fez voluntariado que seja relevante, mencione-o. Um processo de recrutamento e formação é muito dispendioso para a empresa, pelo que só contratará profissionais que vão ser bem sucedidos nas suas funções.

3. Mencione qual a competência que o destaca dos demais candidatos

Todos os candidatos são inteligentes e trabalhadores. Para não ser só mais um, deve mencionar qual a competência específica que o torna o candidato ideal para aquela vaga. Pode ser, por exemplo, o domínio de um software, uma língua estrangeira ou técnicas de análise de mercado. Dê “tempo de antena” à característica que faz de si o colaborador ideal para integrar a empresa.

Sugerimos, também, que demonstre na carta de apresentação a forma como poderia ajudar a empresa: apresente trabalho ainda antes de ser contratado.

4. Coloque uma breve descrição do seu objectivo

A carta deve focar-se na forma como a empresa beneficiaria com a sua contratação. Mas também deve colocar uma mini-descrição do seu objectivo a nível de carreira. Demonstre ambição e fale do seu estilo de trabalho – se prefere que lhe seja dado um prazo curto para realizar um projecto, mencione-o. Se gosta de colaborar de perto com os colegas, diga-o… Aquilo que pretende da sua carreira e a sua forma de trabalhar influenciam a decisão dos recrutadores.

Lembre-se que a carta de apresentação deve ser curta: não repita as informações constantes no curriculum vitae. Adapte a comunicação ao anunciante e mostre a sua personalidade para garantir o sucesso.

Fonte: Live Career