Trabalhar num ambiente formal/institucional não agrada a todos. As pessoas com uma personalidade mais descontraída e criativa tendem a juntar-se a empresas mais pequenas, onde o ambiente de trabalho é informal. Conseguir emprego numa start-up é fácil, se mostrar que se enquadra na cultura empresarial.
O que é uma start-up?
Uma start-up é uma empresa que está a iniciar as suas funções. O seu potencial de crescimento é elevado e o produto/serviço que vendem inovador. Algumas destas empresas correm o risco de não atingir os objectivos, o que pode implicar o término da sua actividade.
Por norma, têm poucos funcionários, o que faz com que exista uma grande proximidade entre os mesmos. O ambiente de trabalho é relaxado, personalizado a cada colaborador e flexível. Na mesma sala podem existir sofás, cadeiras, mesas de escritório e um jogo de dardos. O vestuário é, quase sempre, informal e existe um apelo à partilha de conhecimentos e opiniões através de reuniões e trabalho em open-space.
O ambiente de start-up adequa-se ao seu perfil?
- Quer que o seu trabalho tenha um impacto real e que pode sentir
- Quer estar envolvido num projecto a que pode chamar seu
- Quer que o seu trabalho seja valorizado
- É fléxivel e gosta de “usar muitos chapéus”
- Tem vontade de lutar pelo sucesso da empresa
- Prefere um horário de trabalho flexível e ambiente informal
- Não gosta de burocracia
- O dinheiro não é a sua maior prioridade
- Ganhar experiência é mais importante do que ganhar dinheiro
Se se revê nestas afirmações, então o emprego numa start-up é a melhor opção para a sua carreira.
Como conseguir emprego numa start-up?
- Esteja presente nas redes sociais e grupos de profissionaisAs start-ups são empresas pequenas e, como tal, raramente têm uma pessoa que se dedica somente a recrutamento. Por este motivo, tentam ao máximo simplificar o processo: optam por pesquisar sobre os candidatos antes de lhes telefonarem a agendar a entrevista de emprego. Por isso, deve ter uma presença profissional forte no canal online.
- Conheça a empresaConheça a empresa, os seus produtos e concorrentes. Para integrar este tipo de empresas precisa de demonstrar pro-actividade. Se não for pro-activo ao adquirir conhecimento sobre a empresa, também não o será como funcionário.
- Use o produto/serviçoNão há melhor forma de conhecer plenamente o produto do que o experimentar. Forme opiniões sobre as qualidades e possíveis melhorias do produto. Será um óptimo motivo de conversa com o entrevistador.
- Crie uma carta de apresentação adequada à cultura empresarialUtilize o seu contacto inicial para demonstrar o fit cultural. Por exemplo, se a empresa apoiar causas sociais, pode mencionar o seu trabalho como voluntário. A própria forma como formula as frases, e as palavras que utiliza, deverão ser personalizadas à start-up a que se candidata.
- Mostre que tem as competências e determinação necessárias
Trabalhar numa start-up exige uma atitude proactiva. Revele o seu lado perseverante, mostrando ao empregador que está determinado em fazer daquela start-up uma empresa bem sucedida.
- Apresente uma solução/nova ideia que ajudará o projectoSer pro-activo dar-lhe-à uma vantagem sobre os demais candidatos. Demonstre as suas competências e faça o recrutador sentir que precisa de si. Pesquise as necessidades da empresa, descubra o que pode ser melhorado e invista o seu tempo em criar uma solução para um problema da empresa.
- Mostre paixão pelo seu trabalhoÉ muito provável que seja entrevistado pelo fundador da start-up, ou outro colega que acredita plenamente no projecto. Mostre que está tão entusiasmado como eles para desempenhar as suas funções e ajudar na expansão da empresa.
- Desafie a normaOs fundadores de start-ups são empreendedores e aventureiros. Para trabalhar consigo querem profissionais que tenham as mesmas qualidades. Por esse motivo, pode arriscar e inovar na sua candidatura. Seja no modelo de curriculum vitae, no suporte em que o coloca ou na forma como entra em contacto com o empregador – o importante é fazê-lo com criatividade.
- Faça networkingNem todas as start-ups colocam anúncios de emprego nos sites. E mesmo as que colocam, gostam de ter uma ligação anterior com os candidatos. Frequente eventos de networking e estabeleça contactos com os empreendedores.
- Prepare-se para ser um “faz-tudo”Para conseguir emprego numa start-up tem que compreender a sua natureza. Estas empresas são pequenas e têm poucos funcionários, por isso pode-lhe ser pedido que faça mais do que está na descrição de trabalho. Aproveite para expandir as suas competências e visualizar novos trajectos de carreira.
- Mostre a sua personalidade na entrevista de empregoO contacto directo permite-lhe mostrar o seu lado mais descontraído. Prepare-se para as perguntas da entrevista e encontre formas de relaxar antes da mesma começar. Ser divertido é uma mais-valia para quem quer trabalhar numa start-up – demonstra que seria um bom colega.
Para se candidatar a empregos em start-ups clique aqui.