conseguir emprego

Quer saber como conseguir emprego na sua empresa de sonho? Saiba como diferenciar-se dos demais candidatos.

A dificuldade em conseguir emprego:

A verdade é que os empregadores recebem centenas de respostas aos seus anúncios de emprego, e acabam por não responder à maioria dos candidatos.

Com tantos CVs, o trabalho de triagem e selecção tem de ser eficiente e, como candidato, corre o risco de não conseguir transmitir o seu valor.

Se o seu curriculum vitae já está “no ponto”, e a sua carta de apresentação é interessante, está na altura de tentar uma abordagem diferente!

A solução para conseguir emprego:

Apresente trabalho de valor acrescentado mesmo antes de ser contratado

Demonstre as suas competências e faça o recrutador sentir que precisa de si. Pesquise as necessidades da empresa, descubra o que pode ser melhorado e invista o seu tempo em criar uma solução para um problema da empresa.

Não só está a demonstrar as suas competências relevantes para a vaga, como revela pro-actividade, o factor mais decisivo na escolha do candidato ideal.

Num altura em que cada vez mais empresas lançam desafios aos candidatos, antecipe-se, pense num desafio relevante e apresente a sua resposta.

Ao apresentar trabalho antes de ser contratado:

1) Está a destacar-se dos demais candidatos;

2) Demonstra que está realmente interessado em trabalhar para aquela empresa;

3) Exemplifica as suas qualidades como profissional;

Pense do ponto de vista do recrutador: se estivesse a recrutar, quem se destacaria mais? Um candidato que enviou o CV e a carta de apresentação, ou um que também enviou uma proposta de melhoria/solução para a empresa?

Que tipo de trabalho apresentar?

  • Mostre a sua competência: Mostre que tem capacidade para desempenhar funções típicas no dia-a-dia do emprego a que se candidata. Apresente algo que demonstre a qualidade com que faria a sua função.
  • Identifique problemas e apresente soluções: Invista tempo a investigar e pesquisar sobre a empresa e identifique problemas e oportunidades de melhoria na área ou departamento em que quer trabalhar. Depois pense no que faria para melhorar a situação e como implementaria essa solução.
  • Apresente trabalho: Desenvolva um output (apresentação, conteúdos, estudo ou outros) que possa ser analisado e que seja um resumo da análise que fez e das propostas de valor acrescentado em que pensou.

Alguns exemplos práticos de como se pode tornar mais fácil transmitir o seu valor e potencial às empresas:

  • Quer gerir as redes sociais de uma empresa: envie sugestões de como melhoria a gestão das redes sociais, novas ideias e até conteúdos que desenvolveria;
  • Quer trabalhar em desenvolvimento comercial: analise o mercado e actuais clientes da empresa e apresente uma estratégia de como abordaria o mercado (que segmentos, que clientes, etc);
  • Quer trabalhar em recursos humanos: mostre ideias de iniciativas para atrair talento e cativar os melhores ou para conseguir reter e manter motivados os colaboradores;
  • Quer trabalhar em estudos de mercado: faça um mini estudo de mercado para um dos produtos da empresa
  • Quer trabalhar em marketing: mostre como chegaria a um determinado segmento de mercado em que a empresa esteja a ter maiores dificuldades;

Se esta forma de apresentação não funcionar?

Antes de desistir, seja persistente. Faça follow-up e certifique-se que receberam a sua candidatura e que olharam para o que fez. Envie vários emails, telefone e faça tudo ao seu alcance até ter a certeza que não estão de facto interessados ou que optaram por outro candidato.