LinkedIn erros
Não é suficiente saber como utilizar o LinkedIn para potenciar a procura de emprego. Também é importante perceber quais os pequeno erros que podem estar a prejudicar a sua candidatura.

A Forbes explica como pode ultrapassar estes erros e ser bem sucedido.

1. O seu LinkedIn não tem fotografia (ou a mesma é má)

O LinkedIn é uma rede social e, como tal, é esperado que exista uma cara para associar ao perfil. Por esse motivo, a existência de uma fotografia sua é fundamental. Quais as regras para que a fotografia transmita uma imagem profissional?

  • Evite fotografias na praia/numa festa ou cortar a sua cara de uma fotografia com outras pessoas.
  • A roupa que utilizar na fotografia deve estar de acordo com o tipo de vestuário utilizado na sua indústria.
  • Não deve mostrar mais do que a cara e ombros (foto tipo-passe).

2. O seu título não está personalizado

Por norma, o LinkedIn coloca o seu cargo e empresa como título. No entanto, este pode (e deve) ser alterado para o descrever como profissional. Não seja apenas mais um trabalhador da empresa X. Torne o título num “slogan” profissional para melhores resultados na procura de emprego – aproveite para escrever palavras-chave da sua indústria que vão chamar à atenção de recrutadores.

3. Está a utilizar o LinkedIn como curriculum vitae

O curriculum vitae é um documento que descreve a sua experiência profissional e competências. O seu perfil do LinkedIn diz quem é como pessoa e profissional: é um website pessoal. Não se limite a colocar informação que já consta no CV. Complete-a com dados sobre a sua personalidade, projectos interessantes dos quais fez parte e artigos relevantes para a sua indústria.

4. O seu perfil só contém palavras

Adicione o seu CV e portefólio ao perfil. Depois, recolha artigos, entrevistas, apresentações de slides e imagens suas (por exemplo em eventos de networking) e coloque também no LinkedIn. Utilize o LinkedIn como uma montra da sua vida profissional.

5. O mesmo não inclui os seus contactos 

Se está à procura de emprego, deve estar facilmente contactável. Coloque o seu número de telefone, e-mail e link para o website pessoal (se tiver) e outras redes sociais.

Mesmo se não estiver actualmente à procura de emprego poderá beneficiar ao fornecer os seus contactos – quem sabe se uma oportunidade de negócio está à espreita?

6. As suas mensagens de pedido de conexão não são personalizadas

Se quer deixar uma boa impressão junto do seu interlocutor, personalize a mensagem que vai em conjunto com o pedido de conexão. Indique o motivo do contacto, a pessoa que vos apresentou ou o local onde se conheceram.

7. Está a enviar mensagens massificadas para todos os contactos da sua lista

Enviar mensagens a todos os seus contactos ao mesmo tempo só terá um resultado: ser ignorado. Os seus contactos querem sentir-se especiais, e não apenas mais um nome numa lista de 300 a quem enviou a mensagem. Dirija-se somente aos profissionais que realmente são importantes para a sua procura de emprego e escreva de forma adaptada a cada um deles.

8. Não está a utilizar as potencialidades da pesquisa anónima 

Se está à procura de emprego e enquanto trabalha ou a ver páginas dos seus concorrentes e não quer deixar nenhuma pista de que andou a ver os seus perfis, utilize a opção de pesquisa anónima (em Configurações e Privacidade).

 

Evitar estes erros vai ajudá-lo a ser um melhor candidato. Tenha uma boa presença no LinkedIn e seja chamado para mais entrevistas de emprego!