Um bom curriculum vitae deve iniciar com a descrição do Objectivo do candidato. Porque é que se está a candidatar àquela vaga? O que planeia para o futuro da sua carreira? Estas perguntas vão ajudar o recrutador a perceber exactamente o que significa para si aquele emprego… e a forma como pode vir a ajudar a empresa.

objectivo curriculum vitae

1. Definir o Objectivo

Antes de escrever o seu Curriculum Vitae, é importante que tenha em mente o seu objectivo de carreira. Em que área quer trabalhar? Com que tipo de ferramentas? Que competências tem para atingir esse objectivo?

Se o seu objectivo estiver bem definido, será fácil estabelecer a ligação entre o mesmo e as ofertas de emprego a que se candidata.

Regras para um bom objectivo:

2. Como escrever sobre o objectivo no Curriculum Vitae

Por norma, o objectivo aparece de forma destacada no início do CV. O mesmo deve incluir as suas competências específicas, a posição a que se candidata, os skills que pretende adquirir e o tipo de empresa em que gostaria de trabalhar.

Lembre-se que os recrutadores querem saber como os candidatos podem ajudar a empresa… não o contrário.

Para ser bem sucedido na escrita do objectivo:

  • Seja claro e conciso – não precisa de mais do que um parágrafo;
  • Utilize verbos de acção – o seu CV ficará mais dinâmico e captará a atenção dos empregadores;
  • Escreva palavras específicas da sua indústria e identifique competências-chave que podem ajudar a empresa;
  • Foque-se nas necessidades do empregador, analisando a oferta de emprego.

 

Exemplo de um bom objectivo em curriculum vitae:

“Objectivo: um cargo de liderança na equipa de desenvolvimento de software, onde utilizarei Java e Apache.”

Esta descrição é concisa: bastou uma frase para identificar o objectivo do candidato. Utiliza palavras específicas da indústria informática e mostra quais as competências do candidato: Java e Apache, utilizadas em programação.
A mesma também refere que o candidato pretende um papel de liderança e qual o cargo a que se candidata (na equipa de desenvolvimento de software).

 

Um Curriculum Vitae bem escrito e estruturado é uma porta aberta para a entrevista de emprego. Descreva o seu objectivo para melhores resultados.

Fonte: CV Tips