linkedin google plus facebook twitter
Home / Candidaturas / Enviar o seu CV em massa: um erro a evitar

Enviar o seu CV em massa: um erro a evitar

CV

 

Tem por hábito enviar o seu CV para muitos recrutadores de cada vez? Então saiba que pode estar a prejudicar a sua procura de emprego!

Ao enviar o seu CV para vários recrutadores está a passar a mensagem errada. Se um recrutador receber um e-mail com o seu curriculum vitae e carta de apresentação poderá até sentir-se interessado em contactá-lo para uma entrevista. No entanto, ao reparar que o e-mail não era somente destinado para si, o recrutador ficará de “pé atrás”.

Ao enviar o seu CV em massa pode estar a dizer:

  • “Acredito que o spam (enviar e postar em massa) pode dar bons resultados. Tanto que até faço spam para divulgar o meu currículo!”
  • “Não estou preocupado com o tipo de trabalho a que me estou a candidatar. Envio e depois logo vejo se tenho resultados.”
  • “Não tenho tempo para enviar e-mails separados e personalizados para cada uma das vagas a que me estou a candidatar.”
  • “Aceito qualquer oferta de trabalho.”
  • “Eu sou o tipo de pessoa que acredita que se atirar o barro à parede vezes suficientes ele vai acabar por pegar.”
  • “Já tentei encontrar emprego de todas as formas possíveis. Este é o meu último recurso!”

Esta não é, de todo, a imagem que gostaria que o recrutador ficasse de si.

Dicas para promover o seu CV se forma efectiva:

Candidate Advantage deixa algumas dicas para promover o seu CV se forma efectiva:

  • Pesquise sobre o seu público-alvo (empresas na sua área): Reúna informações sobre todas as empresas na sua área geográfica que recrutem candidatos com as suas competências. Pode procurar em sites de emprego e reunir informação sobre os últimos meses. Lembre-se que se irá dirigir a empresas que estão a contratar neste momento e também às empresas que recrutaram nos últimos meses. Organize uma folha de Excel com o nome da empresa, contactos e tipo de perfil que procuram.
  • Personalize o e-mail de candidatura: Não envie e-mails para vários recrutadores ao mesmo tempo! Pode criar um template de email e adaptá-lo consoante a vaga a que se candidata. O e-mail deve apresentá-lo à empresa e descrever as suas principais competências (nem sempre os recrutadores abrem o seu CV). Pode optar por escrever a carta de apresentação no corpo do e-mail. Questione, por fim, com quem poderá falar sobre a hipótese de vir a trabalhar na empresa.
  • Torne o seu CV público: Muitos recrutadores pesquisam a internet para encontrar o candidato “perfeito”. Certifique-se que o seu CV não está “bloqueado” no seu computador, mas sim disponível para consulta na internet. Anexe o CV ao seu blog, LinkedIn, redes sociais e, especialmente, torne-o público através de sites de emprego. Se escreveu um artigo relacionado com o a sua área de especialidade, inclua um link para o seu curriculum vitae. Lembre-se que o CV tem que estar anexado a uma página pública para que seja encontrada pelo motor de busca!
  • Utilize keywords no seu currículum vitae: Ajude os recrutadores a encontrar o seu CV e a considerá-lo relevante. Primeiro, pesquise qual o conjunto de competências mais comummente procuradas nos candidatos com o seu perfil. Depois, mencione essas competências no seu currículo para aumentar a probabilidade de ser encontrado. Ao utilizar keywords no seu CV está, também, a garantir que os ATS (Applicant Tracking Systems) “escolhem” a sua candidatura. Confirme se está a optimizar o seu CV para motores de busca!

Exponha o seu CV de forma inteligente e consiga o emprego que deseja!

About Alerta Emprego

O Alerta Emprego é um portal de emprego que ajuda empresas e recrutadores a encontrar os melhores candidatos e a gerir processos de recrutamento. Além de promover anúncios de emprego, o Alerta Emprego funciona como uma base de dados de CVs pesquisável, tornando mais fácil a procura de candidatos.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*