Profissões científicas abrangem uma ampla áreas e podem ser bem remuneradas. Da saúde às ciências ambientais, saiba as mais bem pagas!

Neste artigo, pode ficar a conhecer alguns dos empregos mais bem pagos na áreas cientifica e quais os requisitos necessários.

8 profissões científicas bem remuneradas

1. Físico

Os Físicos estudam as forças e leis fundamentais da natureza, desde partículas subatômicas até vastas galáxias. O seu trabalho aplica-se em áreas como aeroespacial, energia renovável e tecnologias médicas.

Frequentemente trabalham em laboratórios de pesquisa, indústrias privadas ou instituições académicas.

Requisitos educacionais: para cargos altos é necessário ser doutorado em física ou área relacionada, juntamente com ampla experiência em pesquisa.

2. Farmacêutico

Os farmacêuticos dispensam medicamentos, orientam os pacientes sobre as prescrições e aconselham o uso seguro dos medicamentos.

Requisitos educacionais: é necessário ser doutorado em Farmácia.

3. Engenheiro biomédico

Engenheiros Biomédicos combinam os princípios da engenharia com a ciência médica para desenvolver tecnologias que aprimoram a saúde.

Os Engenheiros Biomédicos estão na vanguarda de inovações que salvam vidas e melhoram a qualidade de vida.

Requisitos educacionais: é necessária formação em Engenharia Biomédica ou Bioengenharia. Um mestrado pode oferecer oportunidades para funções de nível superior.

4. Cientista de dados

Os Cientistas de Dados analisam grandes conjuntos de dados para extrair insights significativos que orientam a tomada de decisões em negócios, saúde e outros setores.

Eles usam sua os seus conhecimentos em estatística e programação para resolver problemas complexos, o que os torna muito procurados em diversos setores.

Requisitos educacionais: mestrado ou doutoramento em Ciências de Dados, Ciências da Computação ou área idêntica.

5. Cientista ambiental

Cientistas ambientais trabalham para proteger o meio ambiente através do estudo dos recursos naturais e desenvolvendo soluções para a poluição, as mudanças climáticas e outros desafios ambientais.

Requisitos educacionais: é necessária formação em Ciências ambientais ou área relacionada, embora um mestrado possa ser necessário para funções especializadas.

6. Astrónomo

Os Astrónomos estudam objetos celestes, como estrelas, planetas e galáxias, utilizando ferramentas observacionais e modelos teóricos.

O seu trabalho leva a descobertas inovadoras sobre o universo e trabalham em instituições académicas ou de pesquisa, agências governamentais ou empresas aeroespaciais privadas.

Requisitos educacionais: é necessário um doutoramento em Astronomia ou Astrofísica.

7. Geneticista

Os Geneticistas são especializados ao estudo da genética. As suas pesquisas auxiliam na compreensão de doenças genéticas, no desenvolvimento de terapias genéticas e no avanço de técnicas agrícolas. Frequentemente, trabalham em empresas de pesquisa médica, farmacêutica e biotecnológica.

Requisitos educacionais: é necessário doutoramento em Genética ou Biologia Molecular.

8. Geofísico

Os Geofísicos estudam as propriedades físicas da Terra, como os campos magnético e gravitacional, a atividade sísmica, a localização dos recursos naturais e as mudanças ambientais.

Requisitos educacionais: é necessária formação em Geofísica ou Geologia.

 

Embora Medicina seja uma das profissões mais bem remuneradas, não foi incluída na lista porque o foco está em carreiras científicas mais amplas, fora das funções tradicionais médicas.

Fonte: The Muse