Todos nós temos inseguranças. Até mesmo aqueles indivíduos que aparentam ser perfeitos para o resto do mundo possuem algo que não gostam neles próprios. É normal e faz parte do ser-humano.

Mesmo que se sinta inseguro sobre alguma coisa a seu respeito, não deve deixar esse pensamento interferir de arriscar. Muito menos deixar esse pensamento prejudicar a sua oportunidade de ficar com o emprego.

Pode nem reparar que o está a fazer, mas por vezes as suas inseguranças podem estar a interferir com o seu desenvolvimento. Conheça estas nove formas de como as suas inseguranças podem afetar negativamente a sua entrevista.

Falta de contacto visual

Pessoas com baixa autoestima tendem a evitar o contacto visual, especialmente em situações desconfortáveis ou situações constrangedoras. É comum dizer-se que os indivíduos agem deste modo pois temem que a outra pessoa consiga saber exatamente o que está a pensar se o olhar olhos nos olhos. Evitar o contacto visual transmite a ideia de que está a esconder algo, podendo até passar uma imagem de desleixado e não confiável.

Aprender a mantar o contacto visual é difícil se for naturalmente tímido ou introvertido, mas é necessário trabalhar esse aspeto de modo a ter sucesso em qualquer entrevista de emprego.

Desculpar-se sem razão aparente

A maioria das pessoas inseguras dizem “Desculpe” por tudo e por nada, mesmo até por situações ou algo que está fora do seu controlo e de que não têm culpa. Se tem esse hábito, mesmo inconscientemente, tem de parar! Isto não quer dizer que não deve desculpar-se genuinamente numa ocasião que realmente prejudicou, mas desculpar-se porque está a chover e por isso o seu guarda-chuva está a pingar no chão quando entra é um sinal de insegurança. Evite ao máximo o excesso das desculpas.

Responder sem convicção

Todos nós somos culpados neste aspeto, uma vez que já passámos por esta ocasião. Responder a uma questão com uma resposta que se parece mais com uma pergunta é um sinal de insegurança. Pode estar completamente errado, mas se disser algo com confiança, as pessoas irão respeitá-lo, mesmo que discordem. Se estiver correto, mas responde de forma tímida e sem convicção, vai passar uma imagem de insolente e inseguro. Aprenda a controlar os seus nervos até perder este terrível hábito.

Timidez

A timidez, geralmente, é refletida na sua linguagem corporal assim como na sua voz e na falta de contacto visual. Encolher-se, curvar os ombros, manter os braços dobrados, tudo isto são sinais visíveis da sua insegurança. A única forma de ultrapassar este hábito é através do seu mindset, trabalhar o seu pensamento. Para onde a sua mente o dirige, o seu corpo segue. Diga a si próprio que é forte e confiante, e sinta os seus ombros a levantar e o seu peito a crescer e menos curvado. Vai sentir-se mais livre e menos constrangido. É importante que oiça afirmações e leia mensagens inspiradoras sobre o aumento de autoconfiança.

Aperto de mão desajeitado

Um aperto de mão firme é sempre o caminho a seguir. Sempre que for cumprimentar alguém com um aperto de mão e essa pessoa apenas lhe estande os seus quatro dedos, e não a palma da sua mão, já sabe que vai ser um aperto de mão desajeitado. Isto é um sinal de fraqueza, um gesto fraco que deixa uma má imagem. Não caia neste erro, sempre que for cumprimentar alguém deste modo, estenda toda a sua mão, palma da mão com palma da mão, e tenha firmeza no seu aperto de mão.

Riso nervoso

Todos nós já ouvimos falar do riso nervoso ou da risada que as pessoas costumam fazer quando se sentem desconfortáveis. Poderá até ser ignorado pelo recrutador na primeira vez, mas se isso se tornar num hábito recorrente, passar a tornar-se num comportamento inapropriado e pode interferir com a sua avaliação final. O recrutador está a tentar determinar se será um bom investimento para a sua equipa. Se está continuamente a falar entre risos nervosos, vai acabar por passar uma imagem irritante e acabará com as suas chances de ficar com o cargo.

Má preparação

Esta nem deveria ser necessário mencionar, mas muitas situações comprovam o contrário. Pode pensar que está bem preparado, mas não o tome como garantido. É essencial adaptar-se ao cargo que pretende obter na entrevista, seja a nível comportamental ou visual. Se possui um estilo próprio, não o deve reprimir, mas adaptá-lo para passar uma imagem profissional. Algo que vai querer que o recrutador pense quando estiver a entrevistá-lo, é no seu crescimento dentro da empresa.

Inquietação

O recrutador sabe que é normal estar um pouco nervoso, eles têm isso em consideração. Mas se estiver demasiado inquieto e não consegue parar quieto na sua cadeira, estar sempre a olhar ao seu redor sem um alvo em mente ou sempre a mexer as mãos, vai passar uma imagem de insegurança e não apenas de nervosismo numa situação stressante.

Os seus nervos vão ser desculpados, mas apenas até uma extensão. Inquietação derivada da sua insegurança ou falta de confiança, nem por isso. Atenção ao seu comportamento. Tenha especial atenção a maus comportamentos e hábitos que tem quando se sente inseguro e tente evitá-los. Treine uma simulação da entrevista para poder analisar o seu comportamento e aprender a controlar os maus hábitos e eliminá-los quando chegar o momento.

Gabar-se na entrevista

As pessoas adoram pessoas confiantes e seguras de si. Convencidos e arrogantes, nem por isso. Exagerar as suas conquistas, e embelezar o seu desempenho são comportamentos que vão passar uma imagem de arrogância excessiva, que pode ser vista pelos recrutadores como um indício de uma insegurança mascarada pela arrogância.

Muitas pessoas gabam-se por necessidade de compensar alguma fraqueza que sentem neles próprios. Estas pessoas podem exagerar até quase ao ponto da mentira. Podem não estar a mentir, mas são suspeitos de exagerar a verdade.

Tenha atenção a esse aspeto. É difícil explicar ao recrutador as razões que fazem de si o candidato ideal e um bom investimento para a empresa sem soar arrogante e gabarolas. Tem de conseguir comunicar as suas competências e conquistas de forma profissional e facilmente comprovado.

 

Fonte: Work It Daily