Existem imensas formas de conseguir captar a atenção dos candidatos. Desde a utilização das Redes Sociais, Vídeos, Testemunhos, Anúncios, etc, não faltam formas inovadoras de alcançar o público-alvo.
No entanto, continua a ser necessário ter um anúncio de emprego atractivo para que os candidatos enviem o seu currículo. Conheça as 7 dicas que temos para si, sugeridas pelo The Undercover Recruiter, para o ajudar a melhorar os seus anúncios de emprego.
1. Não exagere
Seja realista. Como se diz na gíria “quando a esmola é muita, o pobre desconfia”. O mesmo se aplica aos anúncios de emprego. Não exagere nas qualidades da empresa nem nas regalias do cargo.
Se tiver necessidade de reforçar repetidamente que é fabuloso trabalhar na sua empresa, o candidato ficará desconfiado e é possível que se retraia.
Conte uma breve história sobre a sua empresa e explique em que consiste a função e o que a empresa oferece.
Utilize imagens, vídeos e testemunhos para demonstrar o ambiente de trabalho e a sua cultura empresarial.
2. Não subestime
Apesar de termos acabado de dizer para não exagerar, também não se deve retrair demasiado. Tal como não é aconselhável que coloque muita informação, ser escasso em palavras também não o ajuda.
O objectivo é que o candidato se sinta entusiasmado por trabalhar na sua empresa. É necessário que encontra um equilíbrio de informação a incluir no anúncio.
Enuncie as vantagens de trabalhar na sua empresa e tente descobrir o que é valorizado pelos candidatos.
3. Fale sobre o negócio e sobre a cultura empresarial
Um dos aspectos que deve ser referido no seu anúncio de emprego é a sua cultura empresarial. Como é trabalhar na empresa? O que mais motiva os colaboradores?
Muitas vezes, mais importante que o salário oferecido é a personalidade do candidato enquadrar-se com a da empresa.
4. Não escreva de forma jurídica
Escrever como se fosse um advogado não o irá ajudar pois, o mais provável, é que afaste o candidato. Evite ser demasiado rígido e empresarial.
Escreva directamente para o candidato de forma clara e o mais sincero possível.
5. Conheça o seu público
Como é o candidato que procura? Quais as suas características, competências e habilitações?
Escreva de uma forma que esteja adaptada ao seu público-alvo específico para que os candidatos que procuram se sintam identificados com a sua empresa.
6. Seja curto e conciso
Atualmente, a nossa capacidade de atenção está cada vez mais reduzida. Os anúncios de emprego devem ser redigidos em parágrafos curtos, com tópicos e listas.
7. Seja genuíno
É importante sermos genuínos em tudo o que fazemos e no que diz respeito ao recrutamento e anúncios de emprego não é diferente.
Seja honesto sobre aquilo que oferece aos seus colaboradores, qual o perfil que procura e sobre a descrição da função.