Portugal é o 4º país com maior desequilíbrio nas competências

Relatório da Hays identifica Portugal como o quarto país onde existe um maior desequilíbrio entre as competências pedidas e oferecidas. Este facto é considerado uma ameaça ao crescimento dos negócios e um risco para a produtividade.

O relatório da empresa de recrutamento diz que existe uma crescente escassez de competências no mercado de trabalho europeu e que voltou a piorar, pelo quinto ano consecutivo.

Neste estudo, Portugal está em destaque mas não pela positiva uma vez que é um dos quatro países com maior desequilíbrio entre as competências procuradas pelos empregadores e as oferecidas pelos profissionais.

No entanto, nem tudo são más notícias. O Hays Global Skill Index 2016 afirma que “apesar da elevada tensão que este desajuste está a gerar no mercado português, a classificação global do país melhorou ligeiramente face ao ano anterior”. A analista Paula Baptista acrescenta que “no geral, o mercado laboral recuperou algum dinamismo (…) e a falta de talento em sectores altamente qualificados mantém as pressões salariais elevadas”.

 

Fonte: Destak