A primeira entrevista de emprego correu bem e foi chamado para uma segunda. Parabéns, está no bom caminho para conseguir um emprego.
A segunda entrevista será diferente, pelo que deve preparar-se novamente. Veja aqui as dicas mais importantes, segundo a Forbes.
1) Fale dos seus bons resultados:
Esta ronda de entrevistas destina-se a perceber se o candidato está apto para realizar os projectos inerentes à sua função. Desta forma, é necessário que fale de alguns exemplos de sucesso no seu anterior trabalho. Estas “histórias” devem demonstrar a forma como cumpriu (e excedeu) expectativas e ultrapassou obstáculos.
Não repita as histórias da primeira entrevista de emprego, mesmo que o entrevistador seja diferente.
2) Pesquise sobre o departamento:
Por esta altura já pesquisou tudo o que existia sobre a empresa. Se não o fez, procure conhecer a missão e valores da empresa, bem como notÃcias da actualidade sobre a mesma.
Tente saber mais informações sobre o departamento onde (possivelmente) trabalhará. Quem são os colegas e chefias? Pesquise em motores de busca e no LinkedIn. Se conhecer alguém dentro da organização, pode combinar uma conversa informal. Se possÃvel, perceba porque é que abriu a vaga à qual se candidatou. Se se tratou de uma promoção: quais os factores de sucesso que levaram a subir na hierarquia? Se a empresa está a expandir, questione quais as funções e responsabilidades que alguém na sua posição terá.
3) Faça perguntas:
Agora que sabe que a empresa tem interesse em si, faça questões que o ajudem a decidir se a empresa é ideal para si.
Pergunte sobre a cultura empresarial, o tipo de funções que terá que desempenhar e o que é esperado de si. Avalie se gostaria de trabalhar nesta empresa – não se esqueça que está à procura de um emprego duradouro!
4) Não esteja demasiado confiante:
É muito bom ter sido chamado para a segunda entrevista de emprego. Sim, a empresa está interessada em si. Não, não é o único candidato em vias de conseguir o trabalho.
Não actue como se já tivesse sido seleccionado, pois pode ficar desapontado. Mantenha-se calmo e confiante durante a entrevista e aguarde os resultados.
5) Dê respostas concisas na segunda entrevista de emprego:
As suas respostas às questões não devem exceder os dois minutos. Dê somente informações relevantes e mantenha os entrevistadores interessados. Lembre-se que a competição aperta nesta fase.
6) Conquiste os futuros colegas:
A empresa já sabe que preenche os requisitos e será um bom profissional, mas precisa de perceber que tipo de colega será. Tente criar empatia com os seus futuros colegas. Seja honesto e faça conversa de circunstância. Se gostarem de si como pessoa é mais provável que seja contratado.
7) Envie um e- mail a agradecer a oportunidade:
No dia seguinte à segunda entrevista de emprego, envie um e-mail para o(s) entrevistador(es). Agradeça a oportunidade e demonstre que está bastante interessado na vaga.
Se ficou com alguma dúvida, não hesite em questionar através de e-mail. Não deve, no entanto, questionar qual o valor do seu salário. Terá oportunidade para o fazer se lhe oferecerem o emprego.
Siga estas dicas, vista-se adequadamente e certifique-se que a sua segunda entrevista de emprego corre bem!