entrevista de emprego

O seu curriculum vitae e carta de apresentação tiveram o efeito esperado – conseguiu a entrevista de emprego. Agora, deve certificar-se de que a mesma corre bem.

Para tal, é necessário que se prepare com antecedência e saiba que tipo de respostas dar às perguntas do recrutador.

No decorrer da conversa, existem tópicos que deve evitar se quiser ser bem sucedido. A Fox Business dá alguns exemplos:

O que não deve dizer na entrevista de emprego

1. “A chefia na empresa XPTO era terrível”

Falar mal de um antigo empregador demonstra falta de profissionalismo e má atitude. O recrutador ficará a pensar que pode vir a falar mal da empresa à qual se candidatou… ficando de pé atrás quanto a contratá-lo.

2. “Quanto vou receber? Quantos dias de férias tenho?”

Não puxe o assunto do salário durante a entrevista de emprego – o mesmo deve ser debatido somente quando o recrutador decidir. Pense do ponto de vista do empregador… este tipo de perguntas dão a ideia de que não está interessado no emprego, mas sim no retorno.

3. “Sabia que eu fiz atletismo na escola secundária?”

Embora seja importante demonstrar os seus gostos e personalidade, pormenores irrelevantes para o emprego a que se candidata distraem-no do que realmente importa: mostrar ao empregador porque é o candidato ideal para a vaga.

Este tipo de informação só é benéfica quando o seu hobby é relevante para a função. Neste caso, fazer atletismo seria um bom tópico de conversa caso se candidatasse a uma empresa de material de desporto.

4. “Peço desculpa, estou muito nervoso!”

Os recrutadores compreendem que as entrevistas de emprego são momentos stressantes. No entanto esperam que o candidato consiga ultrapassar os nervos e responder às suas questões. Tire um momento para se acalmar a volte à conversa com segurança no que está a dizer.

5. “Preciso mesmo deste emprego… estou sem dinheiro!”

Mesmo sendo verdade, este não deve ser o argumento utilizado para convencer o empregador de que deve contratá-lo. O seu argumento principal devem ser as suas competências relevantes para a função.

6. “Só estou interessado no emprego porque é um degrau no meu caminho para director de empresa.”

É bom que tenha expectativas de progressão na carreira. Porém, ao dizer que este emprego é um degrau, está automaticamente a dizer ao recrutador que mais cedo ou mais tarde irá sair da empresa. Os entrevistadores querem saber de que forma pode ajudar a empresa… não como a empresa o pode ajudar a si.

7. “Preciso de um horário flexível por causa do meu negócio familiar.”

O primeiro erro é fazer “exigências” ainda antes de saber se foi contratado. O segundo erro é dizer, desde já, que não estará focado somente neste emprego. Não esconda que tem um negócio à parte, mas mostre ao recrutador que estará 100% focado em ser bem sucedido na empresa a que se candidatou.

8. “O que é que a empresa faz/vende?”

Esta pergunta merece cartão vermelho. Tem que fazer pesquisa sobre a empresa antes de se candidatar e aprofundar a mesma quando é chamado para a entrevista de emprego.

9. “Não me lembro bem do que fiz no estágio.”

Os entrevistadores farão perguntas sobre estágios e empregos anteriores, pelo que tem que estar preparado para falar de sucessos e desafios que ultrapassou nestes momentos.

10. “Para que vaga me candidatei?”

Antes de enviar a sua candidatura, certifique-se que compreende o que será esperado de si se for recrutado. Não envie candidaturas indiscriminadamente, pois será mal sucedido!