Pelo segundo ano consecutivo a Delta Cafés ocupa o primeiro lugar neste ranking das empresas mais atrativas para trabalhar em Portugal. Seguem-se a Farfetch e a Bosch, com uma subida de 8 e 15 lugares, respetivamente.

Entre os fatores mais valorizados numa empresa, por quem procura emprego, estão o salário e benefícios (72%), mas também, o equilíbrio entre a vida profissional e pessoal (67%) e o bom ambiente de trabalho (67%).

Este é o resultado do Randstad Employer Brand Research (REBR) 2022, realizado pela Kantar, analisa anualmente as principais tendências do mercado de trabalho e dá a conhecer as empresas e setores mais atrativos para trabalhar em 31 países, incluindo Portugal.

O estudo revela ainda os benefícios que os portugueses mais gostariam que o seu empregador lhes oferecesse.

Então, a fim de valorizar o equilíbrio entre a vida profissional e pessoal, acordos de trabalho flexíveis (48%) e oportunidades de progressão na carreira (47%) estão entre as preferências.

Top 20 de empresas mais atrativas para trabalhar:

  1. Delta Cafés
  2. Farfetch
  3. Bosch
  4. Nestlé
  5. Hovione
  6. Siemens
  7. Banco de Portugal
  8. RTP – Rádio e Televisão de Portugal
  9. The Navigator Company
  10.  Volkswagen Group Services
  11. OGMA – Indústria Aeronáutica de Portugal
  12. Fujitsu Technology Solutions
  13. Ikea Portugal
  14. Joaquim Chaves Saúde
  15. Volkswagen Autoeuropa
  16. Hospital da Luz
  17. Nokia
  18. Sumol+Compal
  19. PSA Peugeot Citroën
  20.  Pestana Hotel Group

“Uma estratégia de employer brand não se constrói de um dia para o outro”

Segundo José Miguel Leonardo, CEO da Randstad Portugal, “em alturas de escassez de talento, é importante olhar para o que os talentos mais valorizam e de que forma podem as empresas desenvolver estratégias que sejam capazes de responder às suas necessidades”.

Mas, “uma estratégia de employer brand não se constrói de um dia para o outro”, refere.

Então, segundo o CEO, é necessário ter por “base uma relação de confiança e, por isso, é algo que deve ser cada vez mais estratégico dentro das organizações e com efeitos reais na atração e retenção de talento”.

 

No Alerta Emprego tem a possibilidade de criar uma Campanha de Activação de Employer Branding.

Conheça aqui as nossas soluções de Employer Branding para a sua empresa.

 

Em Portugal, este inquérito foi realizado online em Janeiro de 2022 e abrangeu 4997 indivíduos (profissionais ativos, desempregados e estudantes), com idades compreendidas entre os 18 e os 65 anos.

A maioria dos participantes é residente em Lisboa (38%), seguindo-se a região Norte (34%) e o Centro (18%) do país.

Fonte: Notícias ao Minuto

Veja ainda