
Trabalhadores com mais confiança no trabalho têm melhor desempenho!
Líderes de Recursos Humano afirmam que esta característica pode gerar funcionários resilientes, produtivos e leais.
Então, saiba aqui 10 dicas para ter mais confiança no trabalho:
1. Entenda a sua produtividade
Um dos motivos pelos quais não se sente confiante no trabalho pode estar relacionado à sua produtividade. E a falta de produtividade pode prejudicar ainda mais a sua confiança.
Se não tiver a certeza de como ser melhor no trabalho, preste atenção aos momentos em que se distrai e implemente uma estratégia para se concentrar novamente.
Por exemplo, experimente playlists que ajudam na concentração ou experimente o método Pomodoro, ou seja, dividir o trabalho em pequenas sessões.
Quando consegue controlar o seu trabalho tem mais poder sobre as circunstâncias e, consequentemente, tem mais confiança.
2. Transmita confiança com linguagem corporal e frases
O que diz e como diz tem um papel importante na forma como é visto pelos seus colegas.
Segundo um estudo da Queens University of Charlotte, 73% dos líderes empresariais acreditam que as habilidades interpessoais são mais importantes do que as específicas do trabalho.
A linguagem influencia a confiança, por exemplo, em vez de dizer: “Desculpe, só queria acrescentar isto…”, diga antes: “Concordo com as ideias que partilhou. Eu gostaria de acrescentar isto…”.
Então, palavras como “apenas” ou pedir desculpa antes de ter a chance de partilhar a sua ideia podem mudar completamente a forma como a mensagem é recebida.
3. Aprenda a comunicar as suas ideias
Comece por criticar a sua ideia. Então, faça perguntas a si mesmo como:
- Como é que esta ideia impacta a equipa? É urgente?
- É a solução para um problema?
- É uma ideia inovadora?
- Que partes interessadas devem estar envolvidas?
- Esta ideia pode afetar os processos da empresa?
Então, leve a ideia ao seu gerente, mas se a adaptar à personalidade dele, tem 15 a 18% mais hipóteses que ele a perceba.
4. Diga não aos colegas ou deixe alguém se voluntariar
Confiança significa que confia em si mesmo para saber o que é melhor para si com base no seu tempo, capacidade e habilidades. No trabalho, a sua confiança aumenta quando flexibiliza os seus limites.
Então, encontra o respeito próprio quando sabe que está no limite ou quando uma tarefa está fora da sua área de especialização. Assim, aprenda a gerir os seus limites para ganhar confiança.
5. Corrija os seus erros com confiança
É importante assumir a responsabilidade quando comete um erro no trabalho. Mas não chame mais atenção para o erro do que ele merece.
Então, para assumir o controlo da experiência, tente estas dicas:
- Fale de forma assertiva: fale diretamente, compartilhe o que pensa e esteja atento aos limites dos outros. Para ter mais autoconfiança na forma como se relaciona com os seus colegas, aprenda a compreender estilos de comunicação. Isso irá ajudá-lo a responder com respeito e maturidade à passividade, à agressão passiva e à agressão.
- Reconsidere o pedido de desculpas: pedir desculpa demasiadas vezes pode fazer parecer fraco e submisso. Saiba quando deve ou não pedir desculpa para ajudá-lo a lidar com os obstáculos com mais confiança.
6. Estabeleça metas pequenas e alcançáveis
Pequenas metas que sejam alcançáveis estão ligadas à autoconfiança.
Então, primeiro pergunte a si mesmo o que o ajudaria a se sentir mais confiante. Depois, audite as suas metas e liste o que torna o seu plano específico, mensurável, alcançável, relevante e com prazo determinado.
Por fim, liste as suas metas e objetivos e defina prazos. A cada pequeno passo sinta uma sensação de realização.
7. Fique no seu caminho para se concentrar nos seus objetivos
Se fizer a si mesmo perguntas autodestrutivas, como “estou realmente preparado para isso?”, mude a sua narrativa interna em direção aos seus objetivos.
Investigue o desconforto e pergunte-se por que é importante sentir-se confiante em áreas específicas. Isso irá ajudá-lo a identificar soluções para aumentar a sua autoestima.
8. Encontre um mentor (ou torne-se um)
Trabalhe com um mentor para aumentar a sua confiança na sua área.
Então, um mentor pode ajudar a:
- Identificar as oportunidades de formação certas para desenvolver as suas habilidades profissionais;
- Manter o equilíbrio entre vida pessoal e profissional;
- Incentivá-lo a procurar feedback sobre o seu trabalho e habilidades interpessoais;
- Aproveitar a sua experiência, interesses e pontos fortes para criar a sua carreira ideal.
Ter um mentor requer tempo e dinheiro. Se não estiver disposto a isso, pergunte se há algum programa de mentoria na sua empresa ou pode pedir o apoio de um colega que admira.
Outra opção é tornar-se um mentor! Ser mentor de outra pessoa pode mostrar o quanto você aprendeu. Assim, isso pode dar-lhe o orgulho e a realização que surgem quando mostra a um colega como ter sucesso.
9. Dê este passo ousado para encontrar a confiança dos seus colegas
Se continuar a lutar contra a confiança no trabalho, inicie uma reflexão em equipa após o próximo projeto. Promova um ambiente de autorreflexão com sua equipa.
Estudos comportamentais apoiam a ideia de que o conforto e a confiança aumentam durante experiências de aprendizagem.
10. Pratique a autocompaixão
Mais autoconfiança é um ato de autocuidado. Quando surgirem dúvidas, use essas dicas para fazer um esforço prático para ser mais confiante no trabalho.
Não se esqueça que ter mais confiança no trabalho pode-lhe trazer melhores resultados profissionais!
Fonte: Atlassian
